• Carregando...
Avenida Brasil chega à reta final
| Foto:

Na sexta-feira, dia 19, chega ao fim Avenida Brasil, um dos maiores sucessos da Globo. A novela, assinada por João Emanuel Carneiro, atingiu altos índices de audiência e caiu nas graças do povo como há muito tempo não acontecia. É normal ver, em todos os lugares, homens e mulheres de várias idades discutindo os rumos de Carminha, Nina e Tufão. E mesmo com muitas críticas por aí, é fato que o folhetim vai deixar saudades. Tanto é que até Claudia Raia, a vilã da próxima novela, já avisou que sua personagem não será tão memorável quanto Carminha.

Mas o que falta resolver nessa semana e meia? O Descontrole listou três “problemas” que João Emanuel Carneiro tem nas mãos para solucionar:

A história do lixão

Ao longo da novela descobrimos fatos sobre o passado de Carminha, Mãe Lucinda, Max, Santiago e Nilo. Bem escrito, o enredo trouxe poucos furos e mostrou que, desde o começo, o autor tem em mente o que aconteceu – e o que acontecerá – com os personagens. Mas ainda falta explicar muita coisa.

Reprodução
Carminha (Adriana Esteves) e Mãe Lucinda (Vera Holtz) ainda têm muito a revelar.

Dizem que Mãe Lucinda tem um passado terrível e isso explicaria o porquê de tanta angústia. Já pipocaram por aí até boatos de que ela é traficante de crianças e vendeu Nina para a família argentina que a adotou. Também já foi especulado que Santiago, pai de Carminha com outra mulher, teve uma filha com a moradora do lixão, morta ainda criança. Dizem também que o próprio Santiago é um dos maiores vilões e tem muitas maldades escondidas. É esperar para ver.

Quem vai matar Max?

Reprodução
Max (Marcello Novaes) deve morrer no episódio desta quinta-feira (11).

Eu, particularmente, acho que o recurso de matar um personagem e criar o mistério sobre a autoria do crime não precisa ser usado quando a novela está boa. Mas, mesmo assim, já é certo que Max irá morrer nesta quinta-feira (11), e muitos personagens serão suspeitos. Os principais são Carminha, Nina, Ivana, Muricy, Tufão e até mesmo a empregada Janaina.

A vingança de Nina

Durante toda a novela, este foi o fio condutor da trama. Tiveram momentos até que a noção de vilã e mocinha foram completamente distorcidas. Não dava para saber quem era mais má, Nina ou Carminha. E um grande mistério que ronda o fim de Avenida Brasil é se o autor irá preferir dar uma lição de moral, mostrando que os fins não justificam os meios e que a vingança não vale a pena, ou se levará até o fim o plano da protagonista.

Reprodução
Nina (Debora Falabella) irá conseguir ir até o fim com seu plano de vingança?

Eu acredito em um final realista, no mesmo tom que a novela teve ao longo desses meses – tirando alguns momentos, é claro. Provavelmente Nina e Carminha devem acabar mal nessa história, mas se for para uma se dar bem, acho que vai ser a vilã. Não duvido de um final à la Bia Falcão, que terminou bem, em Paris, mesmo depois de todas as suas maldades.

E você? O que está achando da reta final de Avenida Brasil?

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]