• Carregando...
A lista do blog: os 10 mais importantes do século 20
| Foto:

Churchill, Roosevelt e Stálin: os três grandes inimigos de Hitler.

Ok. Ninguém deu muita bola para a tentativa de fazer uma lista dos mais importantes personagens do século 20 (ou fui eu que me enrolei demais). Então, como diria Patrício Bisso, o publico exigiu, e a série chega hoje ao fim.

Fiz há cerca de um ano a minha listinha de pessoas que viveram no século 20 e que, na minha opinião, foram as que mais mudaram a sua história. Fica aí o resultado. Quem quiser, comenta!

1. Adolf Hitler
Veja bem: mudar pode ser para pior. E foi o que Hitler fez. Em primeiro lugar, foi o principal responsável pela Segunda Guerra Mundial. E, com isso, indiretamente, redesenhou toda a geografia da Europa, deu início à Guerra Fria e matou milhões de pessoas. Além disso, deu um novo padrão de horror à humanidade com o genocídio judeu, a maior catástrofe do século, que, no fundo, criou Israel, vários dos problemas do Oriente Médio e, por outro lado, ajudou a espalhar, pelo menos um pouco, a ideia da tolerância.

2. Mao Tsé-Tung
Como disse: nem sempre as pessoas que mudam o mundo mudam para melhor. Mao foi importante antes de mais nada por levar a China a uma virada em sua história. Não só a virada para o comunismo, para um novo meio de produção. Ajudou a China a mudar de patamar na geografia mundial, mas em troca criou um rastro de devastação impressionante. A ideia da “Revolução cultural”, com a imposição de pensamento único, campos de reeducação e perseguição política no grau máximo é das mais repulsivas da história da humanidade.

3. Stálin
Fechando o triunvirato dos monstros do século, o soviético que, igualmente, levou seu país à condição de potência, mas que, igualmente, foi cruel, tirânico, um dos maiores e mais pérfidos assassinos da história. Começou matando inimigos, depois seus próprios generais e, por fim, os civis de sua terra. Uma única nota positiva: ajudou a derrotar o nazismo de Hitler.

4. Winston Churchill
Ok, o homem é polêmico. Mas há de se levar em conta o seguinte: basicamente, ele foi um dos dois grandes responsáveis por manter a Europa lutando contra Hitler, quando todo o resto do continente havia caído nas mãos do nazi-fascismo. Outros integrantes do governo britânico cogitaram desistir da guerra e fazer um pacto com a Alemanha nazista. Churchill bateu pé e salvou o que restou do século.

5. Franklin Delano Roosevelt
Último governante da lista, foi o primo rico que ajudou Churchill em seu esforço de guerra, possibilitando o Dia D e a vitória final dos aliados em 1945. E tem um outro mérito tremendo: usou as armas de Keynes para salvar a economia norte-americana da derrocada, criando o New Deal e dando um exemplo genial de que é possível criar um país de classe média, sem pobres, desde que todos façam a sua parte.

6. Sigmund Freud
Veja bem: o sujeito conseguiu ver dentro de cada um de nós e enfrentar os nossos medos e obsessões. Provou que somos todos muito parecidos, no fundo, e mostrou, com a criação de uma ciência, que é possível aliviar sofrimentos humanos não com remédios, mas com o autoconhecimento.

7. Albert Einstein
Maior cientista do século, provou que Newton não dava conta de explicar tudo. Achou a parte que faltava. Inventou a relatividade (um conceito que serve para explicar uma miríade de coisas). E ainda foi um exemplo de cidadão e de humanista. Sem querer, ajudou a criar a bomba atômica, o que, convenhamos, também tem enorme importância.

8. Gandhi
A libertação da Índia seria o suficiente para colocar o nome de Gandhi na história. Mas ele foi muito mais do que isso. Foi o homem que mostrou que em plena era do totalitarismo era possível vencer batalhas sem levantar um dedo para agredir alguém, somente com base na tolerância e nas idéias.

9. Martin Luther King
É o símbolo máximo da luta contra uma das pragas do século, o racismo. Se Hitler foi o homem que nos jogou num mundo de ódio, King foi quem nos deu o grande discurso sobre a tolerância, a convivência pacífica e a igualdade entre os homens.

10. Henry Ford
Mudou o jeito como vivemos, não só pelos carros, mas principalmente por ter inventado um sistema de produção altamente especializado. Hoje, somos mais centrados em poucas tarefas: apertar um parafuso, escrever sobre um assunto, do que éramos um século atrás. E o “fordismo” mudou o jeito como a economia funciona.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]