• Carregando...
Azulejos, incisões e sangue: o estranho mundo de Adriana Varejão
| Foto:
Adriana Varejão
“Parede com incisões à La Fontana”

O Globo fez nesse fim de semana que passou uma matéria dizendo que a arte brasileira contemporânea finalmente saiu do status de “produção regional” para ganhar o mundo. Cita aí exemplos de preços bons conseguidos em leilões e galerias, elogios no exterior etc.

E uma das artistas mais citadas na matéria é Adriana Varejão, que curiosamente está para inaugurar uma grande individual em São Paulo e no Rio de Janeiro.

A artista, que está circulando com seu trabalho por aí desde 1994 tem o trabalho contemporâneo brasileiro mais caro do mercado, o “Parede com incisões à La Fontana II”, que foi vendida por US$ 1,52 milhão. A O Globo, ela diz que isso – o preço mais alto que as obras de arte por aqui têm conseguido – é uma consequência direta da melhoria na economia nacional.

Mas, deixando de lado a parte econômica, por que há tanto interesse por ela? Skye Sherwin, crítica do Guardian, começa um texto sobre a brasileira falando de seu gosto curioso por pratos, cerâmica e, principalmente, azulejos.

Adriana Varejão
Azulejos lembram herança colonial portuguesa.

Adriana já fez exposições inteiras baseadas em azulejos, retratando banheiros, saunas, açougues. A série sobre saunas tem títulos curiosos, como a sauna “obcecada”. Segundo Sherwin, isso lembra a herança colonial portuguesa (azulejos azuis) e mostra ambientes vazios mas que, com manchas de sangue, em muitas vezes, mostram o que há de horror por trás do lugar limpo e organizado.

Adriana Varejão
Sangue no azulejo: mistério sem solução.

Além disso, os azulejos seriam uma mostra do gosto pelo modernismo que tanto admira grades, como no caso de Mondrian… Mais recentemente, Adriana tem usado pratos como tema. A artista, aliás, faz menções a outros modernos, como Lucio Fontana, que sempre fazia telas com “incisões”, no caso da tela acima.

Adriana Varejão
Peixes em obra de Adriana Varejão.
Adriana Varejão
Pratos: novos trabalhos da artista.

Siga o blog no Twitter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]