• Carregando...
Os pintores do século 20
| Foto:
Reprodução/Internet
Picasso: autor das Demoiselles d´Avignon.

Vou tentar retomar a discussão que comecei umas duas semanas atrás: uma lista das pessoas que mais mudaram e influenciaram o século 20.

Primeiro fiz aquela pergunta inicial, que aliás teve muitas respostas: pessoas mandaram listas e listas dos seus “mais influentes”. E muitas dicas interessantes.

A ideia agora é fazer por partes a seleção. E depois ver quem “fica” de cada área para fazer a lista do blog.

Vejamos. Podemos começar com as artes. E, dentro delas, aleatoriamente, com artes visuais. Quem seriam os pintores, escultores etc que teriam chance de figurar numa lista de mais importantes do século?

Acho que a resposta mais evidente e quase indiscutível é que Picasso lidera a lista. Assim como Joyce na literatura e Stravinsky na música ele foi “o cara” que liderou a vanguarda do início do século. Assim como os outros dois, se tornou sinônimo de arte de ponta e, ao mesmo tempo, de referência para os outros.

Picasso, assim como Stravinsky, aliás, ainda tem o fator “multiplicidade” a seu favor. Fez de tudo: de cubismo a arte neoclássica, passando por abstracionismo. E criou algumas das imagens fundamentais do século, como as “Demoiselles d´Avignon” e a “Guernica”.

A Espanha também teria dois outros candidatos fortes: Miró e Dalí. Acho que Dalí leva uma vantagem (e falo como leigo absoluto, não quero fingir que sou especialista em nada) por ser, além de um grande pintor, uma personalidade genial.

Reprodução/Internet
Dalí: “A persistência da memória”

Castelos; mitos sobre sua avidez por dinheiro; a mulher mítica que ele inventou, Gala; sua autolouvação engraçadíssima: tudo contribuiu para fazer dele um personagem inesquecível.

Dos abstracionistas, quem seria o grande nome? Kandinsky? Alguém aí que conheça do assunto para dar mais palpites?

Tenho impressão que do outro lado do Atlântico, nas Américas, os únicos que teriam chance de figurar em listas do gênero seriam Jackson Pollock (pela inovação de estilo), e Andy Warhol (até pela celebridade que se tornou).

Reprodução/Internet
Matisse e sua “dança”.

E, voltando à Europa, talvez muita gente votasse em Matisse. Alguns em Braque. Ou Modigliani, sei lá.

Mas acho que o consenso seria: se sobrasse alguém para a lista das dez personalidades de todo o século, provavelmente seria Picasso. Ou não?

Palpites são bem-vindos aí abaixo.

Siga o blog no Twitter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]