• Carregando...

Na semana passada fiquei dois dias em casa cuidado de José Fernando, que estava com uma febre inexplicável. A temperatura de quase 39°C chegou sem as companhias tradicionais: tosse, coriza, falta de apetite e indisposição. Aparentemente, José Fernando estava bem . E isso foi o que mais me preocupou.

Na quarta-feira corremos para o hospital com ele. A médica que atendeu o José receitou antitérmico, um anti-inflamatório, repouso e muita água. Segundo ela, em três dias alguma coisa iria acontecer e aí saberíamos qual era o problema. O jeito era esperar.

Na sexta-feira, os episódios de febre diminuíram e ele foi para a creche. No sábado de madrugada, a temperatura de José voltou a bater a casa dos 38°C. Foi medicado e pela manhã estava tudo bem, a febre sumiu de vez. Mas no domingo ele acordou cheio de bolinhas vermelhas pelo corpo. Primeiro achei que era brotoeja, mas depois da insistência da minha comadre resolvemos levar o pequeno ao pediatra. Diagnóstico: exantema súbito, ou a sexta moléstia. O nome é esquisito, mas não chega a ser algo grave, o que nos fez respirar aliviados.

De acordo com a pediatra que atendeu o José ontem, trata-se de um quadro viral comum entre bebês. É caracterizado por febre nos três primeiros dias e depois erupções avermelhadas na pele, que somem um ou dois dias depois e não coçam. Pelas minhas pesquisas pelo Google, é uma doença comum e transmitida principalmente na primavera. Mas com as pessoas com quem conversei, ninguém sabia da existência dela.

Ainda segundo o Mr. Google, o exantema súbito chama-se sexta moléstia porque existem outras cinco doenças exantemáticas infantis – os exantemas são erupções de pontos ou manchas na pele. São elas: o sarampo, a rubéola, a varicela, a escarlatina e o eritema infeccioso.

O seu bebê já teve exantema súbito? Ou uma doença simples, mas pouco conhecida? Como vocês descobriram do que se tratava?

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]