• Carregando...
Aprendendo com os filhos
| Foto:
jose na bike

José na Praça 29 de Março. Agora ele anda de bicicleta sozinho.

Aprendemos com os filhos. Há muito tempo já percebi que essa frase batida é uma grande verdade. No fim de semana, o José me deu mais uma lição. O pequeno aprendeu a andar de bicicleta sozinho tem uns dias. Ando contando esse feito dele aos quatro ventos. Não por querer me vangloriar por meu filho de 2 anos e meio saber andar de bicicleta. Nem para querer me mostrar a outras mães — naquela espécie de disputa boba que algumas parecem querer estabelecer para mostrar quem é a criança mais esperta.

Conto com orgulho que o José anda de bicicleta porque considero uma tremenda conquista dele. Durante uma semana, todos os dias e por vários minutos, o José subia em cima da bicicleta e ficava lá, tentando entender como aquela máquina funcionava. Quando finalmente entendeu, ele passou mais um bom tempo tentando fazer com que suas pequenas pernas conseguissem colocar o mecanismo em ação. Uma bela manhã de domingo, então, ele acordou cedo e, antes de tomar a sua mamadeira matinal, subiu na bicicleta e começou a pedalar.

Para mim, aquela cena foi quase tão emocionante quanto o primeiro passo que o José deu ou a primeira vez que ele conseguiu ficar em pé sem se apoiar em coisa alguma.  Agora, dou graças por ter uma casa com muito espaço e poucos móveis. Assim, o José pode pedalar mesmo em dias de chuva. Quando faz sol, não tem jeito, temos que ir para a rua.

No último sábado, com todo aquele calor, lá foi José com sua bicicleta brincar na Praça 29 de Março. Um pouco depois, chegaram uns adolescentes fazendo acrobacias com suas bicicletas. Vi os olhinhos dele brilharem. José olhava fascinado os meninos pulando em suas bikes. Depois de muito observar, tentou empinar a sua. Dessa vez não deu certo. Foi-se ao chão. Mas ele chorou ao cair? Não. Deu importância para as crianças um pouco maiores que ele que ficaram rindo do seu tombo? Muito menos. Levantou, juntou a bicicleta e voltou a pedalar feliz da vida.

Aprendemos muito com nossos filhos. Naquela tarde, aprendi mais uma lição com o José.

O que você já aprendeu com o seu filho? Conta lá nos comentários.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]