• Carregando...
Atchin!
| Foto:

Veja cuidados básicos para se prevenir contra a gripe

Em tempos de Gripe A, fiquei preocupada – para não dizer um pouco desesperada – quando o José acordou na madrugada do domingo para segunda-feira com febre, nariz escorrendo, tosse e cólica – que depois fui descobrir era dor no corpo. Liguei para o pediatra pela manhã e tratei de ficar a segunda-feira cuidando dele em casa.

Passados cinco dias do susto – e eu com o mesmo resfriado –, vi que não era motivo para pânico. Afinal, José foi vacinado e a febre da madrugada bateu a casa dos 38°, mas logo cedeu. De qualquer maneira, é inverno, tem um vírus perigoso por aí. Então, é bom ficar atenta.

Em 2009, quando houve o surto de Influenza A, a Gazeta do Povo produziu uma série de perguntas e respostas. Destaco aqui duas questões, que foram respondidas na época por especialistas consultados pela Gazeta:

Caso o bebê contraia a gripe, qual será o tratamento?
Normalmente o antiviral pediátrico é recomendado apenas para bebês a partir de um ano. Entretanto, em meio a uma pandemia, recomenda-se que essa medicação seja dada também para bebês com menos tempo de vida. O pediatra deverá prescrever uma dosagem do remédio compatível ao peso da criança. Os bebês fazem parte do grupo de risco porque o sistema imunológico deles ainda não alcançou a maturidade, ou seja, ainda não está pronto.

*Pergunta da leitora Edilene Rohrbach e resposta do infectologista Clóvis Arns da Cunha. Publicação em 07/08/09 na Gazeta do Povo.

Qual o critério mais seguro que as escolas devem observar para determinar a permanência, ou não, de algum aluno na escola, especialmente crianças abaixo dos quatro anos?
A Secretaria Municipal de Saúde elaborou um documento para todas as instituições de ensino, indicando que os sintomas mais evidentes (alertas) para gripe incluem face rosada (possível febre), tosse, apatia, olhos avermelhados, entre outros. Em crianças menores de dois anos, observar febre ou temperatura abaixo de 35,7ºC (hipotermia), irritabilidade importante, apatia, tosse persistente, esforço respiratório, recusa da alimentação. Nestes casos a criança deverá ser imediatamente avaliada, inclusive com verificação da temperatura. Solicitamos aos pais que percebam estes sinais que, antes de levarem a criança para a escola, encaminhem-na ao médico para avaliação.

* Pergunta do leitor Rodrigo Asturin e resposta do médico e doutor em Epidemiologia Moacir Gerolomo. Publicação em 14/08/09 na Gazeta do Povo.

Na edição de amanhã da Gazeta do Povo, na editoria de Vida e Cidadania, será publicada uma matéria com perguntas e respostas sobre a Gripe A. Vale conferir!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]