• Carregando...
Não esquecerás os 10 Mandamentos do Relacionamento Amoroso
| Foto:

“As provações de Moisés”, de Sandro Botticelli

Sou muito esquecido. Nem mesmo me lembro do que é que fiz para me lembrar desta história. Ai! Lembrei: gravei a história numas placas enormes de pedra, que acabam de cair no meu pé e esmagar o meu dedinho. Recordação dolorida. A dor é o lembrete mais eficiente, como se verá. Sou tão esquecido que, quando fui chamado ao alto da montanha, a voz me perguntou, entre fogo (não me lembro de ter acendido uma fogueira): “Você trouxe caneta e papel, como eu pedi”? Eu tinha me esquecido da recomendação. “Puxa, só tem pedra nessa montanha! Quer saber, é até melhor, assim você não esquece: grave nessas placas de pedra o que eu vou dizer. Pode colocar aquele título que havíamos combinado”, disse-me a voz. “Que título?”, perguntei. E a voz: “Não é possível… Preciso melhorar a memória de vocês na próxima versão. Vou colocar um HD maior na cachola dos próximos. Lembre-me disso… Deixa pra lá, eu amarro um laço no dedo. Então, talhe aí, na pedra, o que eu vou ditar…”.

Foi assim que recebi os 10 Mandamentos do Relacionamento Amoroso – For Dummies. Eu estava na pior, depois de levar um pé nos fundilhos duma ex-namorada, tentando lembrar onde é que eu tinha errado. Tinha afogado as mágoas, estava meio alto. E do alto veio a voz que me ditou as leis da felicidade amorosa. Desde então, as tenho seguido à risca e posso dar meu testemunho milagroso: graças aos mandamentos, eu, mal-acabado, amarrei e tenho conseguido segurar a mulher mais maravilhosa que pôs os pés na terra desde que as mulheres deixaram de ser costelas e ganharam um esqueleto completo. Vou compartilhar convosco os mandamentos, mas vos recordo que a mulher mais maravilhosa já é minha e ninguém tasca – o nono mandamento é claro quanto a isso. Aos mandamentos, então.

10 Mandamentos do Relacionamento Amoroso

1 – Amar a ela sobre todas as outras.
2 – Não errar seu nome, hein, não!
3 – Guardar seu aniversário e preparar as festas.
4 – Honrar o pai e a mãe dela.
5 – Não a matar.
6 – Não cometer adultério.
7 – Não se furtar a mimá-la.
8 – Levantar falso testemunho (quando for para agradá-la: essa roupa não a deixa gorda, você está linda, querida).
9 – Não desejar a mulher do próximo (mesmo quando ele estiver longe).
10 – Não cobiçar as “coisas” alheias (mesmo quando as “coisas” alheias estiverem à mostra).

Seguir à risca esses mandamentos não é tão simples quanto parece. No geral, eu tenho conseguido, com algum sucesso. E é bom conseguir; caso contrário, as pedras das leis podem cair “acidentalmente” na minha cabeça, né, amor? Mas já fui fraco e falhei. Isso aconteceu há alguns anos, pouco antes de eu me casar. Confesso: quebrei o terceiro mandamento, esqueci-me do aniversário da minha mulher. Eu escrevi que sou esquecido, mas não justifica. Camaradas, não façam isso em casa. O Ministério da Saúde Emocional adverte: esquecer o aniversário da mulher pode dar dor de cabeça.

Brincadeiras à parte, o meu esquecimento foi triste. A pobrezinha passou o dia todo abatida. E o idiota esquecido, aqui, perguntando, a cada cinco minutos: “O que foi, amor? Está tudo bem?”. Não estava. E ela deixou isso bem claro à noite, quando finalmente respondeu. Ouvi muito. Fiquei mais triste do que ela. E prometi que nunca mais me esqueceria de nenhuma das datas importantes, os dias das nossas vidas: o dia em que nos conhecemos, o dia em que demos o primeiro beijo, o dia em que a pedi em namoro, o dia em que nos casamos, e, claro, o dia do aniversário dela. Ela me perdoou, levando em consideração uma peculiar atenuante: a minha cabeça não estava acostumada à sua data de aniversário. Explico: no primeiro ano de namoro, comemoramos o aniversário dela em uma bela festa, no dia 1º de abril; tempos depois, ela me contou que, na verdade, seus pais haviam demorado um mês para registrá-la, de modo que sua data de nascimento no dia da mentira era uma… mentira. Mais tarde, eu mesmo fiz o processo judicial de retificação, corrigindo a data: 1º de março, dia de nascimento do amor da minha vida, minha esposa, Veronica. É hoje. E, para não esquecer, deixo registrados meus votos de saúde, paz e felicidade: Parabéns por seu aniversário, amor!


No nosso caso, podia ser “O nascimento de Vero”.

*-*-*

Agudas

– Outra coisa que contribuiu para eu ter me esquecido do aniversário da minha esposa é o fato de fevereiro ter 28 dias. Isso sempre me confundiu. Eu acho que é dia 30 de fevereiro e, quando vou ver, já é 2 de março. Como diria o jornalista Flávio Gomes: quando eu for imperador do mundo, vou mudar esse calendário.

– É verdade que hoje, com o Facebook, fica mais fácil se lembrar dos aniversários. Mas não recomendo confiar nisso no caso do aniversário da própria esposa. E se a rede cai? A casa cai junto!

– Segundo o Wikipedia, o dia 1º de março era o Ano Novo no Império Romano e também marca o retorno bem sucedido à Europa da expedição de Cristóvão Colombo à América (1493), o retorno de Napoleão Bonaparte à França, depois de seu exílio na ilha de Elba (1815), o fim da Guerra do Paraguai (1870), a realização das primeiras eleições diretas para presidente da República do Brasil (1894), o lançamento do álbum “The Dark Side of the Moon” pelo Pink Floyd (1973). A trilha sonora do dia já está definida.

– Também nasceram no dia 1º de março: o pintor italiano Sandro Botticelli (1445), o compositor e pianista polonês Frédéric Chopin (1810), o ex-presidente do Brasil João Goulart (1919), o ex-primeiro-ministro israelense Yitzhak Rabin (1922), o cantor britânico Roger Daltrey, do The Who (1944), o cantor e compositor Jorge Aragão (1949), o apresentador Leão Lobo (1954), o ator espanhol Javier Bardem (1969), a modelo Ana Hickmann (1981) e o cantor canadense Justin Bieber (1994). Como se vê, algumas safras de 1º de março são muito melhores do que outras.

– Como não quero ficar expondo muito minha bela esposa à cobiça alheia (lembrem-se do nono mandamento), ilustro este texto com imagens de outro “aniversariante” do dia, o pintor italiano Sandro Botticelli. As mulheres por ele retratadas, por sinal, parecem-se muito com a minha amada Veronica – especialmente a do quadro Primavera.

Detalhe de
No nosso caso, podia ser “Prima Vero”.

– Last, but not least. Antes que alguém me apedreje por brincar com os Mandamentos da Lei de Deus, faço questão de esclarecer: sou cristão e tento seguir à risca os Mandamentos. Acho até que os sigo. Mas acho também que Deus não faz caso e até gosta de brincadeiras sem maldade. Deus é bem humorado. A prova disso é o ornitorrinco.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]