• Carregando...
Sugestões para uma carta de amor… Dê a sua!
| Foto:
Josee Holland/Stock.Xchng
No dia dos namorados, escreva uma carta romântica e a entregue junto com flores (ou outro presente). Você vai se dar bem…

Ainda não tenho trinta anos, mas me considero do tempo das cartas de amor. Cartas mesmo, daquelas com a letra desenhada à mão, em papel perfumado – e, muitas vezes, molhado pelas lágrimas do escritor apaixonado. Recordo que algumas meninas até colecionavam papéis de carta. Hoje, colecionam celulares, smartphones, tablets. Os papéis perfumados foram substituídos por inodoras telas de cristal líquido. A letra tremida, imperfeita como o próprio escritor, não existe mais: parecemos todos perfeitos com nossas ariais e times-new-romans.

As cartinhas apaixonadas agora são e-mails, torpedos, tuitadas. O amor ainda está lá, não duvido – eu mesmo, recentemente, deixei um recadinho no Facebook para a minha amada esposa, muito bem recebido. Qualquer forma de expressão do amor é válida. Mas o espírito do enamorado é saudosista, e eu tenho saudade das cartinhas de letras tremidas. Já escrevi algumas durante a vida. Lembro-me até da primeira, dedicada a uma menina que eu “amava” (entre aspas, já que só hoje acho que sei o que é o amor) à distância, com uns onze ou doze anos. Quinze anos mais tarde, encontrei-a no Orkut e descobri que ela guardou a cartinha por muito tempo depois. Coisa de criança. Mas essa pureza típica da infância combina com o amor verdadeiro, sem interesses, simplesmente amor.

Por isso, para os saudosistas de plantão, já que o próximo domingo é dia dos namorados, pensei em destacar algumas frases sobre o amor. Espero que sirvam de inspiração (ou conteúdo) para cartinhas apaixonadas – só não é bom exagerar nas citações, pois o mais importante é ser autêntico, expressar o que se sente. Para quem nunca experimentou, recomendo. E não é tão difícil. Como escreveu Ricardo Palma: “As palavras amorosas são as contas de um colar: saindo a primeira, saem todas as demais”. É meio brega? Pode até ser (o amor é meio brega mesmo), mas garanto que é mais bacana do que uma mensagem do tipo: “Axo vc mto d+”.

Para começar a carta de amor
“Amor me move: só por ele eu falo.” (Dante Alighieri)

Para convencer o amor resistente
“O amor tudo vence, e cedamos nós ao amor.” (Virgílio)

Para o amor que a tudo resiste
“Não há encosta, por mais íngreme que seja, que duas pessoas juntas não possam galgar.” (Henrik Ibsen)

Para o amor com exclusividade
“O verdadeiro amor não se divide.” (Miguel de Cervantes)

Para o amor sem exclusividade
“Ao contrário do ouro e do barro, o verdadeiro amor, dividido, não diminui.” (Percy Bysshe Shelley)

Para o amor complicado
“Por tudo quanto tenho lido ou das lendas e histórias escutado, em tempo algum teve um tranquilo curso o verdadeiro amor.” (William Shakespeare)

Para o amor atormentado
“O amor é tormento, a falta de amor é morte.” (Marie Von Ebner-Eschenbach)

Para o amor inesperado
“O amor que se procura é bom, mas o que se recebeu sem busca é melhor. (William Shakespeare)

Para o bobo de amor
“Se não te lembram mais até as menores tolices que te fez fazer o amor, é que jamais amaste.” (William Shakespeare)

Para o amor distante
“Eu sei e você sabe, já que a vida quis assim, que nada nesse mundo levará você de mim. Eu sei e você sabe que a distância não existe, que todo grande amor só é bem grande se for triste. Por isso, meu amor, não tenha medo de sofrer, que todos os caminhos me encaminham pra você.” (Vinícius de Moraes)

Para o amor secreto
“O amor deixa de ser um prazer, quando deixa de ser um segredo.” (Aphra Behn)

Para o amor de todos os dias
“O amor que não se confunde com a vida, não é amor verdadeiro; o verdadeiro amor é hábito.” (Miguel de Unamuno)

Para o amor inexplicável
“Amor é fogo que arde sem se ver; É ferida que dói e não se sente; É um contentamento descontente; É dor que desatina sem doer; É um não querer mais que bem querer; É solitário andar por entre a gente; É nunca contentar-se de contente; É cuidar que se ganha em se perder.” (Luís de Camões)

Para o amor explicado (?)
“O amor é o espaço e o tempo tornados sensíveis ao coração.” (Marcel Proust)

Para o amor sedento
“O amor é sede depois de se ter bem bebido.” (João Guimarães Rosa)

Para o amor adocicado
“Não há nada na vida nem metade tão doce como o jovem sonho do amor.” (Thomas Moore)

Para o amor perdido
“E o amor que se perdeu, ao retornar, sempre há de ser mais belo, e maior, e mais grato, e mais forte.” (William Shakespeare)

*As frases foram extraídas do Dicionário Universal Nova Fronteira de Citações, de Paulo Rónai.

***

E para vocês, leitores enamorados, quais são as frases de amor mais inspiradoras? Qual é a citação romântica que não pode faltar em uma boa carta de amor?

***

Siga o blog no Twitter e confira mais frases enamoradas…

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]