• Carregando...
Página inicial do Colab.re
Página inicial do Colab.re| Foto:
Página inicial do Colab.re

Página inicial do Colab.re

 

Disse, há alguns dias, que faria análise do aplicativo Colab.re, que foi anunciado pela Prefeitura de Curitiba. Para tanto, criei uma conta no site, baixei o app no iPhone (há a versão para Android) e naveguei pelo aplicativo. Gostei da iniciativa, mas ainda precisa de refinamentos.

Pelo site, a única forma de acessar o Colab.re é com o uso da conta do Facebook. Não encontrei a opção “crie sua conta” ou “acesse com o Twitter”. Não é a forma ideal de meio de acesso. Eu prefiro o Twitter ou, então, criar uma conta sem vinculá-la a nenhuma outra rede social. A assessoria de imprensa do Colab.re informou-me que, no futuro, poderá ocorrer o acesso com CPF. A finalidade é evitar usuários falsos. Penso ser prudente, mas pode inibir o seu uso.

Ao acessar o site, vem o pedido para que o usuário recomende aos seus amigos do Facebook. Se a mensagem surgisse apenas na primeira vez que se acessa o site, não haveria problema. Mas se repete  outras vezes.

MensagemAberta sua conta, o layout do site é semelhante a outras redes sociais. Está presente uma linha do tempo, com mensagens de outros usuários da rede. Seria melhor que houvesse a separação por regiões da cidade. A assessoria de imprensa do Colab.re declarou que o sistema será aprimorado em breve.

Sobre o uso do site, pareceu-me pouco intuitivo e um pouco poluído. De qualquer modo, não encontrei grandes dificuldades para compreendê-lo. Há um menu, com três botões, cujos textos são: “fiscalize”, “proponha” e “avalie”. Este último ainda não está funcional.

screenshot

O botão “fiscalize” serve para denunciar ilegalidades e problemas: semáforo estragado, calçada irregular, focos de dengue, buraco nas ruas. Interessante, especialmente porque o sistema proíbe denúncias anônimas. Compete à Prefeitura filtrar as informações.

O botão “proponha” serve para apresentar demandas. Mais segurança, saúde, tecnologia, mobilidade urbana. Pode ser útil se as pessoas da localidade próxima ao usuário que propõe algo o apoiem.

screenshot

Enfim, a intenção é ótima e o sistema é bom. Entretanto, requer aprimoramentos, especialmente para atrair usuários, que podem não sentir vontade de usar a rede. E, creio, seria proveitoso que a Prefeitura divulgasse, daqui a alguns meses, qual foi a adesão dos cidadãos, o número de propostas e reclamações, e qual o seu nível de solução.

***

Para seguir o autor do blog: @rodrigokanayama (Twitter)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]