• Carregando...
(Foto: Rodrigo Kanayama)
(Foto: Rodrigo Kanayama)| Foto:
(Foto: Rodrigo Kanayama)

(Foto: Rodrigo Kanayama)

Hoje o assunto é urbanismo. O tema específico é o uso do espaço público. Das ruas. Pois bem, na semana passada a Gazeta do Povo noticiou que “Petição propõe o fim do trânsito de veículos em trecho da Rua São Francisco“. Fechamento de ruas sempre gera polêmica em todas as cidades.

Uma cidade não pode funcionar adequadamente sem ruas para circulação de automóveis. O carro é necessário para o desenvolvimento urbano, tanto quanto o transporte coletivo e bicicletas. Deslocamentos difíceis sempre existem e o carro pode ser – quase – imprescindível. Não sou um inimigo do carro.

Na mesma linha, uma cidade não pode funcionar adequadamente sem calçadas para circulação de pessoas.  São as pessoas que dão vida à cidade. Quer se sentir mais seguro ao andar nas ruas à noite? Faça com que as pessoas estejam nelas. O comércio agradece. A cultura é promovida.

São Francisco 1

Sempre gostei da Rua São Francisco. Quando criança, frequentei uma escola de música que existia num daqueles prédios. Fui ao Jokers, ao Restaurante São Francisco, ao Nonna Giovanna, à Confeitaria Blumenau, e, recentemente, ao Brooklyn e ao Negrita Bar. Essa rua tornou-se um dos meus locais preferidos na cidade.

Logo após ler a notícia na Gazeta, sobre a petição que requer o fim do trânsito de veículos naquela via, na última sexta-feira fui pessoalmente conferir o movimento na Rua São Francisco (quadra um), entre a Rua Presidente Faria e Rua Riachuelo (atrás da Faculdade de Direito da UFPR). Lá encontrei muitas pessoas, em vários bares e restaurantes. Um lugar que, há dez anos, era escuro e sombrio tornou-se iluminado. No entanto, carros ainda circulavam pela rua. Alguns em velocidade incompatível com a segurança dos pedestres.

A Rua São Francisco, quadra um, é apenas passagem para a quadra dois. Não há estacionamentos, garagens. Por isso, não vejo razão para mantê-la aberta aos carros. Tornou-se uma ótima oportunidade de promover a reocupação do espaço público, antes degradado. Se a experiência não for bem sucedida, que reabram aos automóveis. Mas é preciso tentar. Portanto, sou favorável ao fim do trânsito de veículos na quadra um da Rua São Francisco.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]