• Carregando...
(fonte: Gazeta do Povo)
(fonte: Gazeta do Povo)| Foto:

screenshot

Como disse Aristóteles, o homem é um animal político. É na política, na relação com outros cidadãos que a pessoa se realiza. A política é ínsita ao ser humano. Somos políticos mesmo quando não queremos. E, mesmo que quiséssemos, não deveríamos esquecer a política.

Chegou a hora de pensarmos em eleições. Claro, a participação política não se resume aos pleitos eleitorais. Mas nos pleitos podemos escolher bons representantes e excluir os maus. Temos condições de influir no futuro do país para os próximos quatro anos.

A Gazeta do Povo, exercendo função pública de auxílio ao eleitor, lançou o Candibook, um portal com perfis de candidatos. Nele, encontram-se informações sobre o processo eleitoral (como os deputados são eleitos, o que faz cada cargo, calendário eleitoral, prestação de contas, locais de votação, cola para anotar os candidatos). Há, ainda, um teste que ajuda a descobrir sua posição política (Diagrama de Nolan).

Ao realizar o teste, o leitor poderá ter uma ideia sobre sua linha de pensamento. No meu caso, por exemplo, o resultado apontou Libertarianismo, ou seja, prefiro o Estado fora dos assuntos morais e econômicos, permitindo a liberdade individual e econômica. Claro, existem muitas nuanças no diagrama. Aceito, em certas situações, alguma intervenção estatal na economia, mas prefiro que o Estado, em regra, não impeça ou dificulte a livre concorrência.

No campo das liberdades pessoais, sou contra a intervenção do Estado – creio que a autonomia da vontade prevaleça. E, absolutamente, sou contra a censura ou qualquer limitação baseada em argumentos morais.

A partir dessas constatações – o teste desperta o auto-conhecimento em matéria política, social e econômica – o Candibook permite que se trace um paralelo com candidatos que estejam alinhados ao pensamento do eleitor. Não é absoluta a resposta, mas serve como auxílio na escolha.

Para mim, o tema é de grande importância, pois reflete a forma como leciono o Direito Financeiro – a atuação do Estado nas finanças públicas – na UFPR. A pergunta que eu sempre faço aos meus alunos: qual é o papel do Estado? O diagrama pode conter a resposta.

Recomendo que o leitor acesse o Candibook. Basta clicar aqui.

***

Twitter: @rodrigokanayama

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]