• Carregando...
Belvedere. Crédito: Délcio Waculicz

Belvedere. Crédito: Délcio Waculicz

Tenho um carinho especial pelo Centro Histórico de Curitiba, em especial pelo Largo da Ordem. Há mais de uma década, o escritório de advocacia que fundei está instalado em um casarão na Jaime Reis, no coração de Curitiba. A residência, que pertenceu à família Calluf, fica ainda mais bonita devido à composição do entorno.

Porém, constantes casos de violência e vandalismo têm afastado turistas e assustado os moradores da região, outrora tão aprazível. O Belvedere, construção na Praça João Candido, em frente ao Museu Paranaense, se tornou, infelizmente, um dos maiores símbolos da degradação do local. O imóvel estilo art nouveau, construído em 1915, virou palco frequente para uso de drogas e outros delitos, que ocorriam à luz do dia e principalmente madrugada a dentro. Algo precisava ser feito!

A pedido da Presidente da Academia Paranaense de Letras, a Sra. Chloris Casagrande Justen, eu e demais moradores do entorno passamos a apoiar a cessão do imóvel para a entidade como uma solução viável e nobre para a ocupação do espaço. O movimento ganhou força e no dia 18 de janeiro a cessão foi formalizada pelo Governo do Estado. Vitória nossa e de toda a Curitiba, que em breve ganhará mais um espaço público destinado à cultura!

O SENAC, após um grande e cuidadoso restauro do prédio, vai instalar um café no primeiro andar, nos moldes do café do Paço (Praça Generoso Marques). No segundo andar ficará a sede da Academia Paranaense de Letras. Outros proprietários de imóveis na região, como Junior Durski e o Restaurante Salumeria, se encarregam da segurança do imóvel até o início das obras de revitalização .Quando a população se mobiliza e luta pelo bem-estar de todos, as coisas acontecem ! Fica aí um bom exemplo!

Este post nada tem a ver com Direito & Business, mas tem TUDO A VER com a nossa EXISTÊNCIA, razão pela qual achei importante postá-lo. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]