• Carregando...
O perigo das Redes Wi-Fi abertas
O perigo das Redes Wi-Fi abertas| Foto:

Li um artigo dias atrás falando sobre a importância do acesso à internet como fator de integração social. Concordo. Porém não consegui terminar de ler todo o texto. O autor falava que uma dos meios de colaborar com o acesso à internet por outras pessoas era liberar a rede wifi, seja da sua casa ou empresa, para que outras pessoas pudessem utilizá-la livremente. Senti como se uma faca entrasse no meu peito.

Tempos trás, no meio do agito das manifestações que foram realizadas em todo o país, surgiu a mesma ideia. Para que os manifestantes pudessem ter rápido acesso às redes sociais, algumas pessoas eram convidadas a retirar as senhas de acesso à rede sem fio.

Imagino que a maioria dos usuários de notebooks, tablets e smartphones já utilizaram ou ao menos se sentiram tentados em se conectar à internet utilizando uma rede sem fio (Wi-Fi) aberta.

É indiscutível essa facilidade ao acesso, é uma grande vantagem e pode ser de extrema utilidade para a mobilidade das comunicações.

Porém, tanto para o usuário que se conecta em uma rede sem fio que desconheça a sua procedência, assim como para aquele que a disponibiliza sem as devidas proteções , isso pode se tornar uma ferramenta extremamente perigosa.

O perigo das Redes Wi-Fi abertas

PARA OS USUÁRIOS DE REDE SEM FIO:

Uma informação muito importante que todo usuário deve ter ciência é que ao utilizar uma rede sem fio (nesse caso mesmo ela sendo protegida por senha) as informações de acesso além de algumas informações de conexões (como por exemplo, e-mails), além de todas as páginas acessadas podem ser capturadas por quem esteja distribuindo o sinal.

Assim deve-se tomar muito cuidado ao utilizar uma rede sem fio desconhecida, evitando acessar contas pessoais de e-mails, bancos, etc.

Como se proteger?

A coluna já explicou como navegar com segurança em redes sem fio: Caso necessite usar uma dessas redes é importante que você utilize aplicativos que irão lhe ajudar na segurança de sua conexão, como a VPN (Virtual Private Network). Isso vale também para as redes com senha. É válido se proteger do mesmo modo.

 

PARA QUEM DISPONIBILIZA UMA REDE SEM FIO ABERTA:

Caso alguém utilize a conexão para cometer um ato ilícito, como por exemplo, enviar arquivos de pornografia infantil, e a rede estiver aberta para uso sem segurança com senha, o responsável poderá ser penalizado ele não terá a capacidade de indicar o verdadeiro responsável pelos acessos indevidos.

Para uma empresa que possui uma rede sem fio aberta para comodidade dos funcionários e clientes deve lembrar que usuários externos poderão também ter acesso.
Caso o seu computador ou rede de sua empresa esteja ainda mal configurada ela poderá ser acessada, tendo o usuário de má fé acesso a arquivos e informações particulares.

Em casa a dica é exatamente a mesma.

Como se proteger?

* A principal orientação é nunca disponibilizar uma rede sem fio sem configurar uma senha de acesso, tanto em casa, quanto nas empresas.

* Ao criar uma senha, evite usar combinações óbvias.

* Altere a senha com frequência. Deixar a mesma senha por um grande período de tempo traz os mesmos resultados do que não ter uma senha configurada.

 

 

O perigo das Redes Wi-Fi abertas

O perigo das Redes Wi-Fi abertas

 

 

Para reforçar:

1 – Nunca acesse uma rede sem fio desconhecida (mesmo que tenha senha) somente em casos de necessidade. Se precisar usar a dica é usar uma VPN.

2- Se você tiver uma rede sem fio em casa ou na empresa não vejo motivos suficientes para deixa-la desprotegida. Mesmo que seja mais cômodo, é extremamente perigoso.

A tranquilidade da segurança é melhor do que sua comodidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]