• Carregando...

Essa semana, enquanto de passagem por uma casa lotérica, não pude deixar de notar o rosto inconformado de uma atendente, e ao me aproximar, ouvi sua tentativa de explicava a um senhor, que o bilhete que ele havia adquirido não havia sido sorteado. Mais uma vítima do golpe do bilhete. 8 mil reais.

Dias atrás recebi um email de um rapaz que havia transferido cerca de 3 mil reais, para uma conta do PayPal, na promessa da liberação de uma carta de crédito de um banco francês.

Já uma ligação, de outra vítima, buscava por uma orientação de como proceder em uma compra virtual que havia pago semanas atrás, e agora o site estava fora do ar.

O número de compradores virtuais é cada vez maior, e o número de vítimas aumenta acima da proporção. Mesmo com os inúmeros esforços que buscam orientar os usuários em suas compras e transações na internet, fico impressionado pelos tipos de golpes e a falta de precaução de muitas vítimas.

freedigitalphotos.net

freedigitalphotos.net

Em muitos casos, mesmo encontrando o criminoso, e mesmo através de uma ação judicial, pode não haver garantias de reaver os valores pagos em uma venda criminosa.

Eu poderia deixar aqui dezenas de dicas (e vou) de como buscar identificar um site falso, possíveis fraudes, etc. Mas inicialmente, acho muito importante deixar registrados cinco conselhos que podem valer para todas as compras virtuais:

Mesmo com essas e outras dicas, esses passos não são garantia de uma compra inteiramente seguro, e  ainda é possível que você se depare com sites criminosos. Quando se trata de tecnologia, lembre-se, NADA É 100% SEGURO.

Mais do que leis que responsabilizem os criminosos, a nossa educação digital é a melhor arma.

 

freedigitalphotos

 

Outras dicas podem ser encontradas aqui também:

*Cartilha com dicas de segurança para usuários de internet ensina como navegar com maior segurança na rede

*Relação do Procon já lista mais de 400 lojas virtuais não recomendadas para compras

*Aprenda como evitar golpes em compras em sites estrangeiros

*Aprenda como evitar golpes em sites de compras coletivas

*Compras em sites estrangeiros

*Aprenda a fazer compras seguras na internet

*Decreto altera Código de Defesa  do Consumidor incluindo previsão para comércio eletrônico e compras coletivas

*Você sabe seus direitos ao fazer compras pela internet ?

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]