• Carregando...
Contar moedas em Londres devia valer pódio
| Foto:

Eis que em Londres me ocorre há tantas modalidades que facilmente seriam olímpicas. Nada a ver com esporte, a não ser o tal de superar um desafio. Nesse sentido, vale se cogitar a entrada do tal do arremesso de azeitona que o caríssimo André Pugliesi nos apresentou neste 30 de julho.

Aproveitando o ensejo, venho propor mais uma proposta. Esta menos, digamos, salivar e de conteúdo mais cotidiano. Contagem de moedas britânicas. Vence, claro, quem fizer a conta mais rápido e sem erro.

Quem já esteve cá na terra da Rainha há de concordar comigo: pra quê tanta moeda diferente para estampar o rosto da mesma nobre? Torna o cálculo dos gastos impossíveis. E, peloamordedeus !!!, qual a lógica dessas moedas? Quem conseguir me explicar com a precisão de quem define o que é a lei do impedimento, como funciona esse sistema moedal, já sai cabeça chave.

Ainda não tive a paciência de tentar desvendar esse mistério e apelei para a mediocridade: cada vez que preciso pagar aquela garrafa d’água a 60 pences(não, não tente a conversão para o real, para não ter a impressão de que estou esbanjando. E já me explicaram, aqui no blog que pence não é pound, mas esse é outro capítulo), viro meu porta-moedas (um démodé pote plástico para filmes fotográficos, lembra?) na mão do caixa.

Aparentemente, tenho a impressão que escolhem a quantia correta que eu tenho de pagar, nem a mais nem a menos, jamais saberei. Mas, depois de uns três dias em Londres, me dei conta que esse pacto de mediocridade é bem comum por aqui. Os caixas já estão acostumados a fazer a conta das moedas alheias.

E esse é um conhecimento digno de diploma de especialização. Tem moeda grande que não vale necas e vice-versa. Mas tem outra maiorzinha que não se pode desprezar. Além da face da Dona Beth, há toda sorte desenhos impressos, mas , que não me inspiram lá muita vontade de catalogar as nobres peças.

Em resumo. Quem se candidata à medalha de ouro em contagem de pounds?

adriana brum
Moedas inglesas. Vai encarar?
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]