• Carregando...
(Foto: Acervo)

(Foto: Acervo)

Na semana das mães, é imprescindível que todas as mulheres – sendo mães ou não – façam uma reflexão ampla e verdadeira sobre este papel. O que significa ser mãe? Qual a importância da mãe na vida do filho? Qual a força que uma mãe exerce em relação as atitudes que tomamos e a tudo que vivemos? O que vem acontecendo com as mães brasileiras?

Ser mãe não é tarefa fácil. É a única “profissão” que não pode ser reavaliada ou mudada: é para a vida inteira e não tem nem aposentadoria. Além disso, não há curso ou bibliografia que forme ou prepare uma mãe. Mãe é intuição, sentimento, momento. Cada mãe segue seu caminho, percebendo sua imensidão e o quanto sua responsabilidade é imensurável.

Ser mãe é algo além do explicável. E é uma profissão que está ficando cada vez mais complexa. Quantas famílias não estão optando por ter um filho apenas? Isso porque a vida feminina mudou completamente. A entrada no mercado do trabalho e as possibilidades de empoderamento profissional têm deixado as mulheres com uma série de questionamentos na hora da decisão de ser mãe. Após ter um filho, a mulher se transforma e assume diversos papéis: mãe, esposa, amante, profissional, cuidadora do lar, apaziguadora de conflitos, consultora, gestora, conselheira…ela se torna um outro ser humano.

Como educadora há 30 anos, pude comprovar como o papel da mãe é fundamental para a criação de indivíduos felizes, saudáveis e bem resolvidos. É ela que imprime na criança o verdadeiro significado da vida. É a mãe que projeta tudo de melhor para seu filho. É a mãe que se realiza na realização do filho, que deixa de viver em função da sua prole. Somos o que somos pela mãe que tivemos.

Por isso, nesta semana especial, vale olhar em torno de nós, aplaudir e agradecer as mulheres que se tornaram mães. Afinal, são elas que, com seu poder, fazem a vida continuar existindo. Meu louvor a estes seres iluminados, que fazem da profissão de mãe a mais completa e eterna maneira de viver. Parabéns mães!

* Artigo escrito por Esther Cristina Pereira, mãe e  vice-presidente Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe/PR). O SINEPE é colaborador voluntário do Instituto GRPCOM no blog Educação e Mídia.  

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]