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(Imagem: Benett/ Gazeta do Povo)
(Imagem: Benett/ Gazeta do Povo)| Foto:
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As diferenças de oportunidades para os jovens de classes sociais menos favorecidas são reforçadas pelos resultados opostos entre a escola pública e a privada. A desigualdade em nosso sistema educacional é uma das causas mais significativas da manutenção das diferenças sociais do Brasil. Para quem “vem de baixo” é necessário muito mais esforço e competência para melhorar suas condições de trabalho e financeiras.

Conforme mostram os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), em que o Brasil se posiciona vergonhosamente nos últimos lugares, a diferença de resultados entre as escolas públicas e particulares aumentou nos últimos três anos. Enquanto os alunos de escolas particulares alcançam o terceiro nível do teste, os da escola pública não saem do primeiro.

A preparação dos jovens provenientes de classes economicamente privilegiadas, além da melhor qualidade das escolas particulares por eles frequentadas, também conta com outros benefícios: aulas de inglês, viagens e intercâmbios, famílias mais instruídas e acesso a recursos tecnológicos. Fora isso, há a possibilidade de começar a trabalhar sem o foco imediato no retorno financeiro, mas na construção da carreira, como proporcionam os estágios e programas de trainee. Para eles o futuro é o foco.

Para os jovens de famílias com baixo poder aquisitivo as possibilidades são mais restritas. Além de não terem acesso aos privilégios citados anteriormente, as condições financeiras dos familiares os obriga a buscar trabalhos que tragam retorno financeiro imediato para custear a sobrevivência. Iniciando a vida profissional mais cedo, sem preparo, acabam em trabalhos operacionais que dificultam seu crescimento profissional e desempenho escolar. Para esses jovens os desafios do presente e o pagamento das contas do mês são a prioridade.

Diante desse contexto de desigualdade de oportunidades de aprendizagem é previsível que a lacuna entre ricos e pobres cresça ainda mais, junto com todos os problemas sociais que ecoam em consequência. Assim, tornam-se necessárias ações de longo prazo que considerem a educação como estratégia principal de combate às diferenças sociais. A escola pública precisa ser mais bem estruturada que a particular, afinal é nela em que os problemas sociais ecoam com mais intensidade.

>> Artigo escrito por Luciano Diniz, coordenador geral da Associação Gente de Bem, instituição que desenvolve formações para adolescentes, educadores e familiares baseadas nas concepções de educação integral transformadora. A Associação Gente de Bem colabora voluntariamente com o Instituto GRPCOM no blog Educação e Mídia.

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