• Carregando...
(Foto: Acervo)
(Foto: Acervo)| Foto:
(Foto: Acervo)

(Foto: Acervo)

O ano letivo está prestes a começar e muitos pais ficam ansiosos e preocupados: será que meu filho vai se adaptar? Gostará da escola? Como lidar com choros e reclamações? Mesmo para crianças que já frequentam a escola, a volta às aulas pode ser um momento sensível, de separação da família e, para os mais velhos, retomada de responsabilidades com tarefas e horários. Especialistas apontam que, para que a criança esteja segura e tranquila, os pais precisam ter certeza de sua escolha: tanto de matricular o filho quanto pela escola.

Mas, o que deve ser levado em consideração para a escolha? A primeira, e mais importante delas, é a metodologia. Os pais precisam concordar e conhecer a metodologia proposta pela escola, pois hoje há várias opções com particularidades diferentes. Outra ação importante é pesquisar sobre os valores que a escola carrega em sua missão, pois isso é transmitido na hora de ensinar e receber alunos e funcionários. Estes valores devem estar de acordo com o que os pais acreditam e vivem, para que haja um reforço em casa e para que a família fique mais segura da escolha que fez.

Transição

Em algumas fases há uma tensão ainda maior, seja porque a criança passa por mudanças físicas (puberdade e adolescência) ou porque há um aumento no número de professores em sala e a aproximação do vestibular.

A transição entre jardim de infância e ensino fundamental, ou do ensino fundamental para o ensino médio está recheada de expectativas e desafios impostos para a escola, para a família e, principalmente, para a criança. Criar um ambiente seguro e estável emocionalmente é a principal contribuição que os pais podem oferecer nesta fase. Por este motivo é importante que a família esteja próxima da escola, acompanhe a rotina e se esforce para cumprir com os compromissos escolares.

Avaliação da adaptação

Mas e se a criança realmente não se adaptou? Mesmo que isso dificilmente aconteça é importante estar atento aos sinais que o filho dá. Pode ser falta de estímulo nas atividades escolares, alterações no sono, no apetite, entre outros. Veja outras dicas para ajudar no processo de adaptação:

– Pergunte ao seu filho como foi o dia na escola. Isso demonstra que você se interessa pela vida escolar dele.

– Não há uma regra única em relação ao tempo de adaptação, mas a criança pode levar até um mês para adaptar-se ao novo ambiente.

– É normal se a criança começa a chorar só a partir do terceiro ou quarto dia de escola. É quando eles percebem que passarão a frequentar a escola diariamente.

– Tenha segurança na sua escolha.

– Avalie a agenda semanal de atividades, pois muitas crianças ficam sobrecarregadas com o excesso de funções, horários apertados, aulas extraclasse, entre outros.

– Acompanhe as tarefas do seu filho e conheça a programação da escola

– Estabeleça uma parceria com a escola e procure se reunir com os professores antes das aulas iniciarem. Vá conhecer a estrutura, se familiarize com o material didático e tenha certeza na escolha da escola em que seu filho está matriculado.

– Sua ansiedade pode prejudicar seu filho. É importante transmitir calma e segurança.

– Aproveite o momento para incentivar a autonomia da criança e comemore suas conquistas. Oriente sempre que for necessário.

*Artigo escrito por Juliana Boff, coordenadora do Integral e Ensino Fundamental 2 do Colégio Sion. A profissional colabora voluntariamente com o Instituto GRPCOM no blog Educação e Mídia.

 **Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]