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(Imagem: Divulgação)

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O sucesso de uma organização, em qualquer ramo de negócio, depende do quanto seus processos estão bem estruturados e são aplicados de maneira eficiente. Por exemplo, não adianta a área de produção querer produzir cada vez mais, se o financeiro não alertar que a empresa está com dívidas. Haverá problemas. Por isso, a gestão é um ponto fundamental em qualquer tipo e porte de empreendimento, desde uma multinacional até um artesão. Em maior ou menor escala, todos necessitam tomar decisões estratégicas relacionadas a finanças, recursos humanos, liderança, jurídico, modelo de sustentação do negócio e a uma série de outras áreas que têm impacto no sucesso do negócio. Com as escolas de educação especial não é diferente.

No dia a dia do trabalho da ASID Brasil com instituições filantrópicas de educação especial no Paraná, percebemos que são raras as organizações que têm uma gestão estruturada e poucas as que possuem apenas um aspecto desenvolvido. Infelizmente, a maioria conta com uma gestão amadora. Isto ocorre porque, muitas vezes, os colaboradores são improvisados em funções que desconhecem. Ainda assim, muitas instituições desenvolveram práticas simples de gestão, capazes de resolver problemas e carências. Nós, da ASID Brasil, conhecemos esses projetos e percebemos que a solução encontrada por uma instituição poderia ser aplicada a outra, são experiências, por exemplo, de processo de estruturação do Planejamento Estratégico, que permite à instituição desdobrar seu planejamento tático, metas e indicadores que norteiam as ações ao longo do ano. Há práticas também que mostram maneiras de angariar recursos, de melhorar o trabalho dos educadores e de incentivar o desenvolvimento dos alunos.

Essas ações foram compiladas pela ASID Brasil e estão numa obra inédita no Paraná, o Guia de Boas Práticas, que será lançado no dia 27 de junho e distribuído gratuitamente às mais de 400 instituições para PcD de todo o Estado, graças a uma parceria com a Secretaria da Educação do Paraná. O objetivo é que as instituições comecem a conversar entre si para realizar o intercâmbio de conhecimento, resultando no fortalecimento da rede e dando a oportunidade para que a gestão seja realizada com excelência. Assim, as instituições poderão crescer e ampliar o impacto social que geram. Também poderão se inspirar em ideias simples, mas que podem fazer grande diferença no seu dia a dia. O resultado de uma gestão mais organizada será sentido na ponta, quando as instituições conseguirem abrir vagas e contribuirem para reduzir a fila de espera, além de dar melhor qualidade de vida para seus colaboradores e alunos. Ganham as organizações, ganha a comunidade. Para mais informações, acesse nosso site: www.asidbrasil.org.br.

*Artigo escrito por Luiz Hamilton Ribas, formado em Ciências Econômicas pela UFPR. É diretor de Marketing e Voluntariado Projetos e um dos fundadores da  Ação Social para Igualdade das Diferenças –  ASID, organização social que trabalha para melhorar a gestão das escolas de educação especial gratuitas, resultando na melhoria da qualidade do ensino e na abertura de vagas no sistema. A ASID colabora voluntariamente com o Instituto GRPCOM no blog Educação e Mídia.

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

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