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Como escolher a melhor “escolinha”
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 Pesquisas apontam que 87% do tamanho definitivo do  cérebro é constituído até os três anos de idade. Estima-  se que, até os quatro anos, a criança desenvolva mais  da metade do potencial mental do adulto. Esses dois  dados já chamam a atenção sobre a importância dos  estímulos recebidos pelas crianças na chamada  primeira infância (dos 0 aos 5 anos).  Mas, outro  levantamento que merece destaque aponta que, para  cada 1 dólar investido em educação, há uma economia de 16,4 dólares com doenças, pobreza e criminalidade. Tudo isso, além frisar a importância do investimento público em educação, serve para que os pais redobrem a atenção na hora de procurar uma escola de educação infantil para seus filhos pequenos.

A ideia de que a “escolinha” é um lugar apenas para deixar os filhos enquanto os pais estão trabalhando deve ser extinta. A educação infantil, na verdade, deve ser um espaço de convivência, brincadeiras, participação, exploração e de ferramentas para que a criança encontre a melhor forma de se expressar e de se conhecer.

Assim, ao procurar uma escola para as crianças, os pais devem observar se ela estimula os pequenos a desenvolver a autonomia, a criatividade e o trabalho em equipe, bem como se ela oferece atividades fora da sala de aula – principalmente quando se trata de uma instituição de ensino integral. Nesses casos, o acompanhamento nutricional das refeições oferecidas à criança na escola também é imprescindível.

Atentos à importância da qualidade da educação infantil, algumas empresas estão investindo em escolas para que seus funcionários possam trabalhar tranquilos, acompanhando de perto o desenvolvimento das crianças, com a certeza da qualidade do ensino que estão recebendo – a empresa Bosch, em Curitiba, é um exemplo: desde o início de 2016, oferece um centro de educação infantil com a metodologia do Colégio Sesi que atende cem crianças de suas colaboradoras e colaboradores, de seis meses a cinco anos, dentro da empresa.

A ciência e as pesquisas já mostraram que o futuro depende de mais investimentos na primeira infância. Os passos seguintes da escolaridade, desde o ensino fundamental até a universidade, dependem, e muito, dos estímulos dados na fase inicial da vida. Por isso, no momento de fazer a matrícula, é crucial os pais estarem atentos à metodologia empregada no centro de educação infantil. Afinal, o desempenho das nossas crianças também está diretamente ligado a taxas de produtividade, renda, violência e outros indicativos de desenvolvimento econômico e de qualidade de vida no país.

*Artigo escrito por Lilian Luitz, Pedagoga/Psicopedagoga/Especialista em Desenvolvimento pessoal e Familiar/Formação em Biologia Cultural/Especialista em Planejamento Estratégico. Gerente de Educação Básica e Continuada do SESI Paraná. O SESI colabora voluntariamente com o Instituto GRPCOM no blog Educação e Mídia.

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