• Carregando...
Educação para um Natal transformador
| Foto:

Crianças e adultos felizes poderiam ser uma realidade de todos os dias, e não apenas na época do Natal. Um olhar atento ao próximo, com sensibilidade e disponibilidade para ajudar pode contribuir muito neste sentido. Neste mês de dezembro, Curitiba e região recebem o 13º Natal Encantado do Provopar, com uma festa no Castelo do Batel para 2.500 crianças. Neste evento, ocorre a entrega dos brinquedos arrecadados para presentear estas crianças, assistidas por entidades diversas.

 

Há também o cuidado de proporcionar a elas um dia muito especial, com encontro com o Papai Noel, brincadeiras, personagens de filmes e histórias infantis, camarins para pintura facial e do cabelo e show musical. Neste ano de 2017, inspirado no blockbuster Frozen.

 

No Paraná inteiro, a ação atinge em torno de 50 mil crianças neste Natal. Ela só é possível, vale ressaltar, pelo envolvimento da comunidade, tanto as pessoas que doam os presentes, quanto as empresas e instituições que apoiam o Natal Encantado.

 

Dentro de sua vocação humanista, o Colégio Sion Curitiba está sempre atento a ações com que possa contribuir para o bem-estar da comunidade, envolvendo os alunos e familiares para que participem. O colégio foi uma das instituições que aderiram à campanha para o Natal Encantado do Provopar, arrecadando 497 brinquedos para doação, obtidos como ingressos para a apresentação de final de ano dos alunos do Integral e das Escolinhas de dança, com Balé, Hip Hop e Sapateado, na peça “O Mágico de Oz”, em 26 de novembro no Teatro Fernanda Montenegro, localizado no Shopping Novo Batel.

Apresentação de “O Mágico de Oz” com os alunos do Integral e das Escolinhas de dança do Colégio Sion Curitiba: ingressos foram brinquedos doados para o Natal Encantado do Provopar.

Ao mesmo tempo em que o mundo está cada vez mais acelerado e impactante, em termos de informação, demandas e compromissos, percebemos um movimento crescente, que vai no sentido contrário ao distanciamento por vezes ocasionado pelo excesso de atividades e apelos da atualidade. Há uma tendência de maior sensibilidade, de um olhar mais atento ao outro e suas necessidades.

 

Estudioso do comportamento humano, o respeitado teórico da área de marketing Philip Kotler percebe que esta mudança se reflete até mesmo nas relações entre as pessoas e o mercado. Ele chama este momento de uma era espiritual, no sentido de que as pessoas buscam relações e compromissos que vão além da superfície, com aprofundamento e pensando no benefício coletivo.

 

Assim como o Natal Encantado, há muitas ações ocorrendo nesta e nas outras épocas do ano, voltadas ao bem-estar do outro. Muitas delas são desenvolvidas de forma individual, inclusive. Não é difícil encontrar pessoas que percebem uma determinada situação e tomam a iniciativa de se doar e envolver a comunidade próxima, com ações voluntárias que podem compreender da arrecadação de alimentos para um acontecimento específico até o ensino técnico de uma atividade que possa se tornar um suporte financeiro em determinada comunidade.

 

Uma educação voltada à formação de um ser humano pleno, contemplando formação técnica e capacitação para um futuro competitivo no mundo do trabalho em alinhamento com uma atitude solidária e colaborativa em relação ao outro se mostra assim um ponto-chave na sociedade atual. Por isso metodologias de ensino voltadas à formação humana, como o Método Montessori, vêm se destacando: são princípios de educação voltados para a vida.

 

Um Natal transformador se faz todos os dias, ele é construído com doação, sensibilidade, coletividade e princípios sólidos de educação.

*Artigo escrito por Juliana Pedroso, coordenadora de comunicação e marketing do Sion Curitiba. O Colégio Sion colabora voluntariamente com o Instituto GRPCOM no blog Educação e Mídia.

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]