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Arquivo Ler e Pensar
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O mês de setembro foi marcado por dois eventos importantes para o debate sobre Educação e Comunicação, e eu não podia ficar de fora. Por isso, organizei as demandas do meu dia a dia e marquei presença para ver de perto as principais temáticas que circundam essa área atualmente. O primeiro ocorreu aqui no Paraná, em Ponta Grossa, dias 9 e 10 de setembro. E o segundo foi realizado em São Paulo (SP), de 19 a 21 do mesmo mês. Ambos reuniram comunicadores e educadores em prol da troca de ideias e embates sobre o uso da mídia no processo educativo (formal ou não formal), refletindo sobre a educação para os meios e a educação com os meios.

Em Ponta Grossa, professores, jornalistas, publicitários, pesquisadores e também alunos se reuniram, durante o 3o Ecom.Edu (Encontro de Comunicação e Educação) e o 1o Encontro Jovem de Mídia e Educação, para discutir com mais profundidade questões pertinentes sobre o uso da mídia nos ambientes de ensino. Um dos resultados do evento foi a elaboração, por parte de um grupo de educadores, de um documento que apoia a educação midiática. A proposta ressalta a necessidade dos professores se manterem atentos à educação para a comunicação, inclusive, criando estratégias para integrá-la ao currículo escolar. Leia o documento na íntegra.

Já o 5o Encontro Brasileiro de Educomunicação, reuniu em São Paulo mais de 500 participantes, entre ouvintes e convidados, que estiveram em mesas-redondas, painéis, relatos de experiências e exposição de pôsteres. O conceito de educomunicação foi amplamente discutido, abordando assuntos como o papel e a formação do educomunicador, os ecossistemas educomunicativos, um panorama das pesquisas acadêmicas que apresentam esse foco, bem como projetos realizados em escolas públicas e privadas e em organizações não governamentais.

Um dos momentos mais legais foi presenciar a prática de atividades embasadas na educomunicação. Grupos de crianças, jovens e adolescentes realizavam coberturas educomunicativas, sempre acompanhados e orientados por profissionais com experiência nessa interface. Todos se esforçavam, mas sem deixar a diversão e a ludicidade de lado. Vivenciavam as tarefas de repórteres, cinegrafistas e fotógrafos. Era muito entusiasmante perceber o espírito de equipe e o brilho nos olhos dos alunos quando concretizavam uma entrevista ou um enquadramento ou uma luz diferente para captar a imagem desejada. Os jovens do programa Educom.FUNDHAS, mantido pelo CREEA (Centro de Referência em Educomunicação e Educação Ambiental), da Fundação Hélio Augusto de Souza, de São José dos Campos (SP), e crianças do projeto Imprensa Jovem, da Prefeitura Municipal de São Paulo, estavam presentes todos os dias, durante todo o tempo do encontro. Confira uma das entrevistas, realizada pela aluna Raiane Fink com o coordenador geral do evento, pesquisador e professor da ECA/USP, Ismar Soares.

Patrícia Melo é jornalista desde 2001 e há oito anos atua em benefício da Educação por meio da Comunicação. Hoje, também é empreendedora, com a Presença – Comunicação Educacional, que tem como objetivo a produção de textos, entrevistas, reportagens e projetos comunicacionais direcionados especialmente ao universo educacional. Dessa forma, contribui para um diálogo mais consistente e criativo entre a Escola e a Família.

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