• Carregando...
As férias escolares: descanso e aprendizado
| Foto:

Chegou janeiro e junto dele as férias escolares. As crianças adoram ficar à toa, sem compromissos. Mas depois de alguns dias de puro ócio, o tédio começa a ser companhia. Os pais logo se perguntam: O que fazer?

Nesse período de férias, é muito bom poder sair da rotina, sem horários tão rígidos ou cobranças tão sérias. No entanto, férias não precisa, e nem deve, ser sinônimo de não fazer nada. O ócio pode ser criativo. Dessa forma, é um bom momento para aprender algo, fazer descobertas, sem as exigências da escola, mas por vontade de explorar e conhecer o mundo.

Que tal um passeio no museu? Levar as crianças a esse local pode ser uma rica experiência, em que elas poderão conhecer mais sobre História e Arte de uma forma lúdica e interativa.

Um passeio em uma biblioteca também é algo que estimula as crianças, seja ouvindo histórias ou escolhendo livros de seu interesse. É uma maneira de aproximá-las da leitura. Nesse sentido, uma volta em uma livraria pode ser uma boa pedida. Há livrarias muito aconchegantes, que as pessoas perdem a noção do tempo envolvidas com o mundo dos livros.

Em casa mesmo há um extenso leque de atividades, o importante é deixar a criatividade nos guiar. Uma delas é preparar uma receita junto das crianças. Elas adoram poder participar e, depois, ver o prato pronto e degustar. Explorar o jardim também é uma ideia, seja cuidando das plantas ou simplesmente apreciando a natureza. Quem não mora em casa, às vezes, tem um espaço verde no prédio ou ainda uma praça por perto. Esse contato com a natureza é muito enriquecedor para os pequenos.

Organizar brinquedos, roupas e materiais são algo proveitoso. A atividade, que é considerada por muitos como algo entediante, pode ganhar outra perspectiva quando realizada em conjunto. É possível realizar uma grande aventura, com direito a gincana e desafios, pensando em deixar os lugares mais organizados. Também, incentivar o desapego, podendo-se doar aquilo que não utilizamos mais, e que, no entanto, pode ser útil para outras pessoas.

Sessão de histórias, de fotografias ou de cinema pode ser um atrativo em casa. É possível realizar roda de histórias, contando ou lendo algumas para as crianças. Assistir aqueles filmes que ficaram pedentes ao longo do ano pode ser divertido. E ainda há a opção de rever fotos antigas, relembrando datas passadas e revivendo alguns sentimentos.

As brincadeiras simples também são apreciadas pela garotada, como descobrir desenhos em nuvens, o que mexe com a imaginação delas; desenhar e criar personagens, fazendo com que elas expressem histórias que leram ou ouviram; criar fantasias, despertando, assim, a criatividade.

Enfim, é possível perceber que há inúmeras atividades que podemos fazer com as crianças que irão entretê-las, fazendo do ócio um momento agradável, cheio de descobertas. Além disso, são atividades que aproximam pais, filhos, avós, tios, acalentando os corações e fortalecendo as relações de afeto e amizade.

O importante é não deixar as férias passarem em branco, pois com um pouco de imaginação tudo pode ganhar um sabor diferente, proporcionando diversão e descoberta, imprimindo as nuances da alegria à face da infância.

 

*Artigo escrito por Ana Rapha Nunes, escritora infanto-juvenil, autora dos livros “Mariana” (ed. Inverso), “Lucas, o garoto gamer” (ed. Inverso), “A noite chegou… e o sono não vem” (ed. Franco) e “A Lua que eu te dei” (ed. Appris). Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, a autora, que mora em Curitiba, visita várias escolas, abordando a importância da literatura para o público infanto-juvenil. Colaboradora voluntaria com o Instituto GRPCOM no blog Educação e Mídia.

 

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]