• Carregando...
(Imagem: Acervo SESI)
(Imagem: Acervo SESI)| Foto:
(Imagem: Acervo SESI)

(Imagem: Acervo SESI)

Nos últimos meses o número do desemprego no Brasil cresceu de forma alarmante. Se há cerca de dois anos era difícil encontrar trabalhadores para todas as vagas disponíveis, hoje profissionais capacitados reconsideram suas colocações para garantir um emprego num mercado em crise. Diante deste cenário, mais do que nunca, concluir a educação básica tornou-se fundamental – segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a taxa de desemprego entre as pessoas que não concluíram o ensino médio é quase o dobro da taxa entre pessoas que terminaram esse nível de ensino (segundo dados de 2014, essa diferença varia de 7,7% para 12,8%).

De um outro lado, as instituições de ensino se abrem para alcançar um público cada vez maior, focando em um nicho que necessita de instrução, no entanto não tem tempo para investir. Nesse contexto, a educação à distância (EAD) tem se mostrado a solução ideal, permitindo que muitos jovens e adultos concluam o ensino fundamental e o ensino médio de forma rápida, eficiente e com o reconhecimento técnico necessário para se manterem ou entrarem no mercado de trabalho.

Entre as principais vantagens do modelo EAD está a flexibilidade de horários. Com o conteúdo disponibilizado via internet, o aluno escolhe o momento do dia em que a aprendizagem será inserida em sua rotina – 20% das aulas são presenciais, o que equivale a 4 horas por semana. A EAD pode ter ganhos ainda maiores quando as disciplinas forem ministradas uma a uma pois, desta forma, é comprovado maior rendimento pedagógico e imersão no conteúdo.

Ao contrário do que se possa pensar, optar pela modalidade EAD exige tanto empenho do aluno quanto qualquer outra modalidade. Portanto, disciplina e comprometimento são fundamentais para a aprendizagem e para o avanço nos estudos em menor tempo – no caso dos cursos de EJA oferecidos pelo Sesi no Paraná, se o cronograma de estudos for seguido, o estudante termina o Ensino Médio em um ano e meio e o Ensino Fundamental em dois anos.

Além de tudo isso, a Educação de Jovens e Adultos à distância possui um caráter social imensurável por contribuir com a melhora da autoimagem das pessoas, dando subsídios para que se tornem cidadãs mais críticas. Muitas pessoas que se diziam constrangidas ou até mesmo temerosas em retornar à sala de aula, hoje testemunham que têm confiança para continuar os estudos depois que retomaram o aprendizado via internet.

Assim, a Educação à Distância, com uso da tecnologia, tem proporcionado às pessoas mais acesso aos estudos e maiores chances de conseguirem uma vaga de trabalho. De quebra, as empresas tem à disposição colaboradores mais instruídos que viram parceiros, capazes de trazer progresso com melhor desenvolvimento de suas operações.

*Artigo escrito por Lilian Luitz, psicopedagoga especialista em desenvolvimento pessoal e familiar e gerente de educação do SESI Paraná. O SESI colabora voluntariamente com o Instituto GRPCOM no blog Educação e Mídia.

 **Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]