• Carregando...
(Foto: Divulgação/SESI Internacional)
(Foto: Divulgação/SESI Internacional)| Foto:
(Foto: Divulgação/SESI Internacional)

(Foto: Divulgação/SESI Internacional)

Uma pesquisa publicada em meados de 2015 pelo jornal britânico The Independent revelou que 76% dos mil alunos entrevistados acham que as escolas focam no bom desempenho nas avaliações e não no mercado de trabalho. Nenhuma pesquisa semelhante feita com alunos brasileiros, mas não é difícil concluir que o resultado seria similar.

Mas, afinal, o que seria preparar os alunos, que muitas vezes nem sabem o que querem de sua vida profissional, para o mercado de trabalho? Não se trata, é claro, de antecipar uma decisão tão importante, e sim de ajudar a desenvolver aptidões comuns e valorizadas em todas as profissões. E para isso, o trabalho em equipe é um aliado e tanto.

As relações interpessoais são as primeiras que levam vantagem. Trabalhando em grupo, os estudantes aprendem desde cedo a se relacionar, a defender suas ideias e a negociar – quem não viu um cenário corporativo aqui? São estimulados também a administrar o tempo e a tomar decisões, tudo isso levando em conta as particularidades e talentos individuais. O trabalho em equipe é capaz de desenvolver líderes e identificar habilidades que precisam de atenção em um mundo no qual a colaboração é a palavra de ordem.

As possibilidades do trabalho em grupo são enormes justamente pela união das tantas personalidades. Enquanto em uma atividade individual o repertório é único, em uma equipe os pontos de vista e modos de pensar são tão plurais quanto o número de participantes. Quando construímos em conjunto, a troca de vivências, experiências e conhecimentos acaba tornando o aprendizado muito mais rico e interessante.

É notável também – e igualmente importante – que, além do desenvolvimento de características indispensáveis para o mercado de trabalho atual, o trabalho em equipe forma pessoas melhores, mais humanas. Em grupo, elas têm a oportunidade de pôr em prática a empatia e aprendem a respeitar as diferenças, tornando-se cidadãos mais tolerantes. Além disso, desenvolvem a capacidade de resolver conflitos – habilidade essencial nos dias atuais.

Para que se tire o melhor proveito do trabalho em equipe, o educador deve estar atento e atuar como um gestor de talentos, sabendo formar equipes plurais, com diferentes vocações, para que cada estudante possa se destacar, sendo o protagonista de seu próprio aprendizado. Dessa forma, há mais chances de os alunos crescerem mais confiantes e preparados para fazer diferença no mercado de trabalho e na vida em sociedade.

*Artigo escrito por Lilian Luitz, psicopedagoga especialista em desenvolvimento pessoal e familiar e gerente de educação do SESI Paraná. O SESI colabora voluntariamente com o Instituto GRPCOM no blog Educação e Mídia.

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]