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Leitura e informação multiplataforma
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Gilberto Abelha / Jornal de Londrina

Atualmente a relação com as diversas tecnologias disponíveis altera não só a forma de publicar informações, mas também traz novos conceitos para as práticas contemporâneas de leitura. Hoje, uma informação está num texto que pode ser disponibilizado em versão impressa ou on-line; pode ainda contar com complementos de vídeos, podcasts e estabelecer uma relação com as redes sociais. O direcionamento da leitura também é variado. Pode-se começar pelo texto de base e ser direcionado para os demais canais ou então começar por um material complementar e seguir para o aprofundamento.

Estas novas possibilidades expressam uma prática global e integrada de leitura, pois ampliam a conexão entre pessoas e ideias. Esta integração de conteúdos por meio das diversas plataformas de leitura ocorre de forma cada vez mais ampla. Ela expressa não só uma tendência e um ponto de evolução, mas também uma ênfase na interação entre os indivíduos.
O jornal Gazeta do Povo faz parte desta realidade e busca complementar a informação por meio de diversos espaços, apresentando alternativas de acesso ao conhecimento de forma ágil e com muita qualidade. Atualmente, o jornal pode ser lido na sua versão impressa, via internet, celular ou tablet. Os benefícios que uma integração como essa pode trazer são variados.

Essa tendência reflete a necessidade de conexão entre ideias e informações em função de uma leitura de mundo eficiente. Além disso, o trabalho desenvolvido a partir desta dinâmica cria sinergia com a realidade em que os estudantes estão inseridos e contribui para a construção de práticas pedagógicas ainda mais significativas e contextualizadas.
No entanto, a comunicação multiplataforma também apresenta um desafio. Afinal, a maior parte das práticas educativas conhecidas hoje em dia é construída com interações e pensamentos lineares, ou seja, com começo, meio e fim. Mas, no caso da utilização das novas tecnologias, as fases não são construídas de forma tradicional. São interações não lineares, mas que, ao contrário do que pode parecer, também trazem diversos benefícios para a aprendizagem. Afinal, as experiências cotidianas nem sempre são tão lineares como pensamos.

A interação com diversas tecnologias ocorre mais fora das salas de aula do que dentro delas. Assim, o desafio é integrar as atividades educativas e as informações veiculadas em diversos ambientes, de maneira interativa, valendo-se de seus benefícios. Ao disponibilizar este modelo de comunicação e oferecer um suporte pedagógico, o Ler e Pensar contribui para que a escola inicie um novo modelo de aprendizagem. Repense sua prática a cada dia e assuma este desafio.

Everton Renaud é professor de filosofia e atua como gestor e-learning e projetos educacionais no Instituto GRPCOM.

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