• Carregando...
(Imagem: reprodução)
(Imagem: reprodução)| Foto:
(Imagem: reprodução)

(Imagem: reprodução)

Algumas ferramentas que estão à disposição dos eleitores neste ano, podem ser levadas também para as salas de aula, independente dos alunos estarem ou não em idade de votar. Uma delas é o Diagrama de Nolan, um teste online capaz de identificar a posição e as visões políticas de quem o responde, de acordo com as principais correntes de pensamento político.

Esse teste foi disponibilizado pela Gazeta do Povo em seu portal de notícias, e integra a gama de ações da campanha Voto Consciente, encabeçada pelo Grupo Paranaense de Comunicação, por meio de seus veículos.

Desenvolvido pelo cientista político americano David Nolan e intitulado com o sobrenome do criador, o teste tem dez perguntas, das quais cinco cobrem questões de liberdade individual, e cinco abarcam questões de ordem econômica. A partir da análise das respostas fornecidas, o diagrama posiciona o pensamento político do participante em um dos cinco grupos: esquerda, direita, centro, libertário e estatista.

De acordo com informações da Gazeta do Povo, David Nolan era um libertário e acreditava que a divisão tradicional direita e esquerda não abrangia todas as formas de posicionamento político. Em 1969, ele desenvolveu o teste que identifica, a partir de perguntas sobre economia e sociedade, a tendência política do participante.

Para acessar o teste, clique aqui.

>Escrito pela equipe do Instituto GRPCOM, com informações da Gazeta do Povo.

>>Quer saber mais sobre educação, mídia, cidadania e leitura? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom e no Twitter @InstitutoGRPCOM

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]