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“Midiologia” – Mídia e Tecnologia
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Atualmente o discurso sobre tecnologia e mídia tem ganhado maior espaço entre docentes e profissionais envolvidos com a educação. Diante das utilizações dos termos é importante entender sua diferença e também a forma com que eles se relacionam com a educação. Um grande número de pessoas confunde os dois termos, afinal eles são intimamente relacionados. Qual será, então, a diferença entre mídia e tecnologia?

Daniel Caron / Gazeta do Povo

Mídia significa meio, o termo é usado para designar os meios de comunicação utilizados para a difusão e compartilhamento das informações e ideias. Tecnologia é usada para fazer referência aos equipamentos e ferramentas, desde as mais simples até as mais complexas, para solucionar problemas e desenvolver ações. É nítido, então, que a mídia como meio de comunicação, faz uso das tecnologias disponíveis para complementação do seu processo de compartilhamento.

Depois de entender qual é a diferença e ao mesmo tempo a ligação entre mídia e tecnologia, outro questionamento é sobre a forma de utilização de cada um dos conceitos aplicados à educação. Será que devemos usar a tecnologia? Ou a mídia? A resposta para isso é clara. Ambas, intimamente ligadas, podem trazer benefícios para as práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas desde que sejam inseridas de forma consciente e com finalidades educativas. A aproximação da realidade vivida e da realidade estudada é um dos vários benefícios que tornam a aprendizagem significativa.

Usar lousa digital, computadores, tablets, por exemplo, ou acessar a internet, assistir a um telejornal ou vídeos online, ou ainda, acessar facebook e twitter na escola não garante que haja a devida inserção destas tecnologias e da mídia na escola. É preciso analisar os assuntos, produzir conteúdos e dar aos recursos tecnológicos finalidades que possam incentivar a facilitar a aprendizagem e a formação dos estudantes no intuito, de contribuir para o desenvolvimento autônomo, crítico, ativo e consciente.

Everton Renaud é filósofo, pós-graduando em Organização do Trabalho Pedagógico na UFPR e gestor de projetos educacionais que atuam com mídia e educação no Instituto GRPCOM.

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