• Carregando...
Fotos: Agência Fiep / Créditos: Galtieri Oliveira
Fotos: Agência Fiep / Créditos: Galtieri Oliveira| Foto:

A robótica vem sendo avaliada como uma ferramenta inovadora e motivadora no processo de ensino e aprendizagem. Atrativa para os alunos, favorece a discussão, a troca de experiências e a solução de desafios, em sala de aula e nos problemas do dia a dia.

A montagem de sistemas robóticos permite ainda o desenvolvimento cognitivo dos estudantes, despertando a criatividade e fazendo deles pessoas participativas e autônomas.

O trabalho em equipe também é um aspecto importante a destacar uma vez que é uma oportunidade a mais de reunir vivências diversas para um esforço coletivo de resultado conjunto.

No ensino e na aprendizagem da robótica, as aulas são enriquecidas por conteúdos que se relacionam, fazendo com que os alunos se sintam estimulados a buscar mais informações sobre os temas propostos.

O grande número de eventos realizados em Curitiba nos últimos anos demonstra a relevância do assunto para as escolas e para seus alunos.

 

Série de torneios

O Sesi no Paraná, suboperador oficial do Torneio de Robótica da First Lego League (FLL) desde 2012, promove por meio da rede de Colégios Sesi uma série de torneios.

Entre os mais recentes está o de dezembro passado, com a competição Hydro Dynamics da First Lego League, que reuniu equipes de estudantes com idades entre 9 e 16 anos, de escolas públicas e particulares do estado, em torno de desafios relacionados ao líquido mais precioso do planeta, a água.

O que parecia ser apenas uma brincadeira se transformou em uma disputa emocionante nas categorias: projeto de pesquisa, desafio do robô, design do robô e Core Vallues (valores que refletem aprendizado para a vida).

Para os dias 23 e 24 de fevereiro está programada a etapa regional da temporada Hydro Dinamics, envolvendo dessa vez apenas os alunos do Colégio Sesi. Participam em média 800 pessoas, entre competidores, juízes, membros da organização e visitantes. Os alunos são divididos em times de até dez estudantes, compostos ainda por um técnico e um mentor. O torneio mobiliza as unidades Sesi de 36 cidades do estado.

Em março acontece uma das competições mais aguardadas da robótica: a etapa nacional da FLL, que será realizada nos dias 16, 17 e 18.

 

Etapa nacional

Estão confirmadas as participações de 85 times de alunos e de cerca de 130 juízes. No total, mais de 1.500 pessoas de 27 estados brasileiros e Distrito Federal estarão envolvidas na organização e participando.

O torneio nacional, que desde sua criação foi realizado em Taguatinga, no Distrito Federal, esse ano terá outra sede. Tendo disputado com as capitais de outros quatro estados (MG, RN, SP e SC), Curitiba foi a cidade escolhida. A competição ocorre no Pavilhão Horácio Coimbra, do Campus da Indústria do Sistema Fiep.

 

*Artigo escrito por Lilian Luitz, Pedagoga/Psicopedagoga/Especialista em Desenvolvimento pessoal e Familiar/Formação em Biologia Cultural/Especialista em Planejamento Estratégico. Gerente de Educação Básica e Continuada do SESI Paraná. O SESI colabora voluntariamente com o Instituto GRPCOM no blog Educação e Mídia.

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

 

Fotos: Agência Fiep / Créditos: Galtieri Oliveira

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]