• Carregando...
ODS na Educação tornam o mundo um lugar melhor
| Foto:

A importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (os ODS’s), desenvolvidos pela ONU, vai além das chances de emprego ou de melhorar a renda, tem impacto em todas as áreas, sendo um direito fundamental para o desenvolvimento pessoal e de uma nação.

É pela Educação que as pessoas aprendem a se preparar para a vida. E é pelo conhecimento e instrução da população que exerce sua cidadania que se verifica o crescimento de um país.

Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, além de promover oportunidades de aprendizagem é um dos compromissos globais dos ODS. Compromisso encarado por muitos como o ponto de partida para o cumprimento de todos os demais temas do tratado.

Os ODS são uma agenda adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015. Composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030, esses objetivos buscam promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental em todas as suas formas e em conjunto com todos os países.

Referência em educação de qualidade, a rede de Colégios Sesi no estado reforça os ODS, criando Oficinas de Aprendizagem específicas para a discussão desses objetivos. No Colégio Sesi as aulas são realizadas em formato de Oficinas de Aprendizagem, em que os alunos se reúnem em equipes para solucionar os desafios propostos. O formato promove a integração das disciplinas, a autonomia, a criatividade e o trabalho em equipe.

Cada uma das 51 unidades do colégio aborda a temática de um ODS, escolhendo aquele que vai trabalhar e recebendo o selo Oficina ODS.

Para as ações, os colégios podem estabelecer parcerias com indústrias, escolas públicas, universidades, prefeituras e instituições assistenciais. Também se comprometem a realizar círculos de diálogo com a comunidade ou escolas públicas da região em que estão inseridos.

Cada colégio pode ainda trabalhar com as necessidades específicas de seu município, em temas divididos nos aspectos social, ambiental, econômico e institucional.

As oficinas permitem unificar as ações com a agenda da ONU e abordar com os estudantes os objetivos com os quais se pretende mudar o mundo, trazendo a discussão para as salas de aula. Envolvendo os alunos nos desafios de desenvolvimento que a sociedade deve enfrentar para fazer do mundo um lugar melhor.

 

*Artigo escrito por Lilian Luitz, Pedagoga/Psicopedagoga/Especialista em Desenvolvimento pessoal e Familiar/Formação em Biologia Cultural/Especialista em Planejamento Estratégico. Gerente de Educação Básica e Continuada do SESI Paraná. O SESI colabora voluntariamente com o Instituto GRPCOM no blog Educação e Mídia.

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]