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Pai, me conta uma história?
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Nesse mês resolvi compartilhar um belo texto de meu amigo Eloi Zanetti, que tanto admiro e com quem muito aprendi. Se hoje escrevo, muito devo a ele. Grande contador de histórias, sempre utiliza-se delas para gerar ideias, criar estratégias e até para explicar de forma simples e poética o papel de um bom comunicador – “ser um bom contador de histórias”. Sempre acreditei no poder das histórias como força de comunicação e educação e, para que nós, pais e educadores, possamos nos comunicar verdadeiramente com a essência de cada criança/jovem. Por isso lá em casa, histórias voam todos os dias e criam laços para a vida toda. Obrigado Eloi pelo texto.

 

“…A magia do ato de se contar uma história não se resume à história contada, mas ao próprio ato. É o momento em que a imaginação de quem ouve – em geral o seu filho – encontra na história algumas das milhares de informações que a humanidade traz desde o seu aparecimento. Uma história banal de Joãzinho e Maria carrega uma sabedoria de milênios e já navegou por todos os povos da Terra. Por isso, por mais cansado que você esteja após um dia de trabalho, conte uma história para o seu filho. Se não puder inventar, leia. Mas não deixe de fazer isso, nunca.

A tradição da narrativa oral, por mais paradoxal que possa parecer, começou a perder força com a invenção da imprensa por Gutemberg. Em vez de se contar causos em volta do fogo, as pessoas passaram a encontrar, a partir dos livros, as histórias escritas em papel. Ao mesmo tempo em que a escrita tirava a força da oralidade das histórias, com o novo recurso da impressão elas se clonavam aos milhares. Foi-se a técnica da voz e da presença e entrou a possibilidade da leitura.  

Assim veio até os tempos mais recentes quando outras ferramentas entraram novamente em cena: rádio, televisão e o cinema. Este último tendo em Walt Disney a sua expressão maior. Foi ele o grande responsável pelo renascimento das velhas histórias européias, árabes, orientais e com elas criou um repertório genial. Hoje, computadores produzem efeitos especiais e repetem, adaptadas à sua maneira, as mesmas histórias que os nossos antepassados contavam: Shreks, Galinhas e Nemos fazem o encantamento das crianças. Mas, o seu filho poderá fazer quantos replays quiser no DVD e assistir até a exaustão “A Era do Gelo” que nada vai se comparar ao ato de você, ao lado da cama, num momento de intimidade e aconchego, contar umasimples história “da baratinha”. Isto sim vai ficar na memória da criança para sempre. Da babá-eletrônica ele não vai se lembrar muito. 

 Na década de 70, em Londres, uma emigrada afegã começou a contar histórias para seus amigos em sua casa após as reuniões de jantar. Estes começaram a trazer outros amigos para ouvir histórias e o movimento se dispersou. Breve, a casa da mulher ficou pequena demais para tanta gente querendo ouvir antigas histórias. O curioso é que esse renascer da oralidade da contação de histórias é simultâneo ao surgimento dos efeitos especiais da computação. São as novas técnicas disputando com as velhas os mesmos ouvidos e corações. Da casa da afegã em Londres o processo se alastrou pelo mundo e há alguns anos chegou com força ao Brasil. Pessoas interessadas começaram a se reunir para recuperar o antigo modo da contação de histórias. Grupos, clubes e casas de contadores se espalharam e, aliados ao trabalho voluntário prosperam a olhos vistos, ou melhor, a ouvidos escutados. Os primeiros a ouvirem as histórias foram os pacientes de asilos, albergues, hospitais, orfanatos e, é claro, as escolas. Hoje já temos profissionais treinando técnicas de narrativa, voz,postura, e pesquisadores buscando e espalhando histórias pela Internet. A tradição da narrativa árabe e a Índia com suas 480 mil histórias catalogadas são o grande celeiro de inspiração. 

Deixe a preguiça de lado e comece a contar histórias para os seus filhos, sobrinhos e netos. Se achar que vai ser difícil lembre-se das palavras de Cristo, um dos maiores contadores de histórias que o mundo conheceu: “Vá, que na hora aprazada sua boca falará por ti”. 

*Artigo escrito por Jean Sigel, especialista em Marketing, Comunicação e Inovação, e co-fundador da Escola de Criatividade. O profissional colabora voluntariamente com o Instituto GRPCOM no blog Educação e Mídia.

**Autor citado: Eloi Zanetti – cofundador da Casa do Contador de Histórias, especialista em marketing e comunicação corporativa, escritor e palestrante. Contato por e-mail: eloi@eloizanetti.com.br . Site: www.eloizanetti.com.br/blog.

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