• Carregando...
Pequenos vídeos para grandes debates
| Foto:
Everton Renaud

Os adolescentes e jovens costumam ser muito próximos dos gêneros audiovisuais. Não é à toa que existem diversos canais voltados especificamente para esses públicos, como a MTV, o Multishow, o Glitz, a Play TV, o Woohoo, o VH1 entre outros.

O desafio deste post, contudo, é propor que o adolescente não fique apenas no sofá ou na frente do computador assistindo aos vídeos dos outros. Nossa proposta é que o adolescente produza seu próprio vídeo. Para isso, propomos a seguir uma atividade bastante simples, mas capaz de fazer os jovens refletirem sobre mídia e educação. Por isso, preparamos a seguir um passo a passo com dicas para executar essa tarefa.

1. Escolha um tema
Converse com o grupo para escolher um assunto que agrade a todos e que possa gerar uma boa enquete. Deixe claro qual será a pergunta padrão; exemplos: “O hábito da leitura é importante?” ou ainda “O que é felicidade para você?”. No caso de trabalhar esse conteúdo em escolas, essa pergunta pode dialogar com algum conteúdo que esteja sendo trabalhado em sala de aula; por exemplo: “Na sua opinião, o Brasil foi um país descoberto pelos índios ou por Pedro Álvares Cabral?”

2. Divida as funções
Defina com o grupo quem serão os “cinegrafistas”, quem vai cronometrar o tempo de resposta das pessoas e analisem quais ambientes cada equipe deve se dirigir (quem vai ao refeitório, pátio, quadra esportiva, secretaria, quitanda, ponto de ônibus etc.).

3. Coloque a “mão na massa”
Oriente o grupo a compartilhar, sempre que possível, os próprios equipamentos de captura do vídeo, com celulares e máquinas fotográficas digitais compactas, e dê um tempo para que saiam e realizem a enquete.

4. Junte tudo e misture
Com os vídeos capturados é hora de ir ao laboratório de informática e salvar todos os arquivos num mesmo local. Utilize programas simples para editar os vídeos, como o Windows Movie Maker. Uma alternativa é usar o próprio canal do Youtube para editar o material. Corte as partes desinteressantes e coloque as opiniões das pessoas em sequência.

5. Assista e avalie
Reúna o grupo para ver o vídeo pronto. Depois dessa exibição é importante que haja um diálogo sobre a qualidade do vídeo, quais foram seus pontos positivos e negativos, quais respostas surpreenderam e quais foram as dificuldades encontradas pelos jovens no processo de produção.

Além de trabalhar com uma ferramenta que muitos adolescentes gostam, gravar a enquete pode estimular com que eles expressem suas ideias, entendam a importância da argumentação e compreendam que o poder de síntese é importante. O momento de edição também é ótimo para que percebam e vivenciem os dilemas éticos na hora de cortar ou não parte da fala de um entrevistado. Temos um último pedido: se você já fez ou fará a atividade que a gente propôs aqui, deixe um comentário contando como foi!

>> Artigo escrito pela Central de Notícias do Direitos da Infância e Adolescência – Ciranda.
>> Quer saber mais sobre educação, mídia, cidadania e leitura? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter: @institutogrpcom.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]