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(foto: Paulo Guaripuna)

(foto: Paulo Guaripuna)

De 7 a 15 de setembro, Ponta Grossa (PR) sediará a 3ª edição do Congresso de Educação. Promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME), o evento é o momento de celebração de todas as práticas que visam à formação do leitor, desenvolvidas pela rede municipal de ensino. Oficinas, contações de histórias, espetáculos artísticos, feira do livro, mostra pedagógica, ônibus da leitura e palestras fazem parte da programação e atraem não só alunos e professores, mas toda a comunidade.

Todas essas ações que fomentam a leitura também acontecem durante todo o ano – transformando as instituições de ensino em escolas leitoras, pois os livros estão em todos os espaços e em todos os momentos da vida escolar dos alunos. E foi a diversidade, a variedade, a intensidade e, especialmente, a articulação entre essas práticas que resultaram na conquista do prêmio “Reconhecimento TRILHAS Município Leitor”. A iniciativa, que está na 2ª edição, é promovida pelo Instituto Natura, por meio do Projeto TRILHAS, e reconhece as boas práticas de apoio e de incentivo à leitura e as ações de mobilização da leitura pela comunidade.

Ponta Grossa concorreu com 112 municípios de todo o Brasil. O comprometimento com a melhoria da qualidade da educação e a aposta em ações inovadoras, bem planejadas e que podem servir de inspiração a outras redes de ensino foram base para destacar a cidade entre as demais. O Congresso de Educação, a feira do livro, o ônibus da leitura, a formação de professores, o curso de especialização em Contação de Histórias, a revitalização das bibliotecas escolares e o investimento no acervo bibliográfico atuam como dinamizadores da leitura e são ações que, de forma integrada, beneficiam toda a comunidade ponta-grossense. “O prêmio é um incentivo para continuarmos trilhando esse caminho. Além disso, investimos na formação dos nossos professores com contação de histórias, o que contribui muito para o aprendizado de nossas crianças”, ressalta Esméria Saveli, secretária municipal de Educação de Ponta Grossa.

O município também realiza iniciativas que engajam a sociedade em situações de leitura em espaços públicos, bem como firma parcerias com a sociedade civil para a realização de projetos de leitura e de circulação de livros. “Buscamos identificar ações conduzidas por escolas públicas para aumentar os índices de leitura das crianças, além das propostas de mobilização da comunidade e de outras instituições para a criação de redes institucionais dedicadas aos livros”, ressalta Maria Slemenson, gerente do Projeto TRILHAS. Segundo ela, o objetivo da premiação é destacar práticas de políticas públicas que, de fato, envolvam professores, pais e alunos, dando visibilidade às ações que fomentem a leitura nas escolas, envolvam as famílias e formem uma grande rede de leitores. “Esses municípios são referências e inspiram mais práticas como essas”, diz Maria.

Além de Ponta Grossa, Belém (PA) e Rio de Janeiro (RJ) também foram reconhecidos como municípios leitores em 2015 pelo Projeto TRILHAS. Cada cidade recebeu como prêmio um acervo de mais de 600 livros com foco na literatura infanto-juvenil. São novos títulos que estimularão e encantarão as crianças, servindo como o início de um caminho para os novos leitores. Assista ao vídeo publicado na página do YouTube do Projeto TRILHAS sobre as ações realizadas por Ponta Grossa que visam à formação de leitores: https://www.youtube.com/watch?v=Cu8vwQjPePg

Projeto TRILHAS

É uma iniciativa do Instituto Natura que ocorre desde 2009 nas escolas brasileiras e que apoia o trabalho dos professores no alcance da meta de alfabetização até os 8 anos. Trata-se de um conjunto de materiais elaborado para instrumentalizar e apoiar a atuação dos professores no campo da leitura, da escrita e da oralidade com o objetivo de inserir as crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental em um universo letrado. Atualmente, o projeto está em 72 mil escolas de 3.300 municípios brasileiros, beneficiando cerca de 3 milhões de crianças. Mais informações: www.portaltrilhas.org.br

Patricia Goedert Melo é jornalista e há dez anos atua em benefício da Educação por meio da Comunicação desenvolvendo projetos para escolas, secretarias de educação e empresas ligadas ao segmento. Atualmente é mestranda em Comunicação Social pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) na linha “Comunicação, Educação e Formações Socioculturais”. A profissional colabora voluntariamente com o Instituto GRPCOM no blog Educação e Mídia.

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