• Carregando...
(Foto: Nilo Bizazetto Neto)

(Foto: Nilo Bizazetto Neto)

No dia 21 de setembro, o mundo comemorou o Dia Internacional da Paz, data declarada pela Organização das Nações Unidas, em 1981, como dia de cessar fogo e um dia para que as pessoas, além de pensarem sobre a paz, façam algo em prol do bem comum da sociedade. Esse ano nós celebramos a data com o lema: “Eu quero partilhar meu tempo com você”.

Professores, equipe pedagógica, direção, administração, secretaria e biblioteca celebraram a data com os funcionários do colégio por meio da escrita de frases que demonstravam a importância de cada um dos funcionários no cotidiano escolar. Neste mesmo dia toda a comunidade partilhou o lanche (e o tempo), numa ação que permitiu a troca de experiências, gentileza, e a possibilidade de se conhecerem melhor. Entendemos que a escola é o espaço para o convívio do bem fraterno, e acreditamos que estar em harmonia é uma forma de levar as pessoas a sensibilizarem-se para a necessidade da paz no mundo e para que promovam atos que tenham como resultado o fim dos conflitos entre povos e a consagração da paz mundial.

Ações de graça e cortesia contribuem fortemente para a construção da paz que o mundo tanto precisa. É papel da escola trabalhar para que os alunos saibam conviver com o diferente, lembrando sempre que, para o outro, o diferente somos nós. A escola é o espaço onde a reverência às crenças alheias propicia o desenvolver das qualidades necessárias ao convívio fraterno. É no dia a dia que exercitamos o “desarmamento” e o acolhimento, mas sem perder a identidade – é preciso aprender a acolher o outro como ele é sem deixar de ser quem eu sou.

Dessa forma, a paz é algo que deve ser vivenciado por meio de exemplos e estímulos. Que não seja apenas um dia, mas uma ação diária. Nós acreditamos na paz!

*Artigo escrito por Juliana Pedroso, diretora de comunicação e marketing do Colégio Sion em Curitiba. O Sion colabora voluntariamente com o Instituto GRPCOM no blog Educação e Mídia.

 **Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]