• Carregando...
As portas promissoras do Enem
| Foto:

A maratona do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começou e pode abrir as portas das universidades para os quase 7 milhões de estudantes que estão concorrendo nesse ano e que buscam graduação e o caminho da carreira profissional.

Uma das principais formas de seleção de candidatos na grande maioria de universidades públicas do país, o Enem está sendo realizado nesses dois primeiros domingos de novembro (5 e 12).

Após 19 anos de existência, algumas alterações na realização da edição de 2017 tornam o processo mais seguro e, paralelamente, atendem às sugestões dos estudantes. Proposta inovadora, o exame elimina a obrigatoriedade dos concursos vestibulares, mas fortalece a ligação entre o Ensino Médio e as universidades, sobretudo ao estimular a escola no desenvolvimento de habilidades e competências que permitirão ao aluno absorver e usar dados e informações em momentos, situações e contextos adequados na tomada de decisões.

Esse modelo de avaliação educacional coincide com a metodologia adotada na rede de Colégios Sesi do Paraná, que prevê que os resultados atendam a cinco eixos cognitivos: dominar linguagens, compreender fenômenos, enfrentar situações-problema, construir argumentação e elaborar propostas.

Usar essa metodologia contribui não somente para a melhoria da qualidade da educação básica, mas também para que o mercado de trabalho se beneficie com profissionais diferenciados.

Entre as muitas vantagens do Enem está a cultura da avaliação, por meio da qual as escolas ganham qualidade e podem, com isso, oferecer melhor formação aos estudantes. Oferece a eles a possibilidade de obter referência de seu desempenho em relação às competências adquiridas.

Inúmeros outros benefícios podem ser alcançados com a nota do exame. Entre elas, as vagas oferecidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisi) a candidatos com bom desempenho. A nota do Enem também serve como critério de classificação para o Programa Universidade para Todos (Prouni) e é indispensável para obter o financiamento de uma graduação em instituição privada pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Existem ainda muitas instituições brasileiras particulares que aceitam a nota do Enem, isentando os candidatos de fazer o vestibular ou ainda como parte do resultado.

O número de universidades estrangeiras que aceitam estudantes usando o exame como um critério de acesso é grande. Somente em Portugal, 18 universidades aceitam candidatos brasileiros com diploma de Ensino Médio e que tenham feito o Enem. Isso sem a necessidade de realizar outro processo de seleção.

É indiscutível que esse sistema de avaliação veio para ficar. A partir dele uma nova perspectiva educacional e profissional desponta. Dedicar-se ao Enem é apostar em oportunidades sonhadas e outras inesperadas.

 

*Artigo escrito por Lilian Luitz, Pedagoga/Psicopedagoga/Especialista em Desenvolvimento pessoal e Familiar/Formação em Biologia Cultural/Especialista em Planejamento Estratégico. Gerente de Educação Básica e Continuada do SESI Paraná. O SESI colabora voluntariamente com o Instituto GRPCOM no blog Educação e Mídia.

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]