• Carregando...
O compositor Ernesto Nazareth
O compositor Ernesto Nazareth| Foto:

Lançado recentemente pelo selo norueguês LAWO CLASSICS o CD “Creole connections”, que ganhou nota máxima na revista BBC music, é uma verdadeira aula de história em torno do compositor brasileiro Ernesto Nazareth (1863-1934). O termo “Creole”, utilizado no título do CD, se refere originalmente a um filho de europeu ou africano nascido na América, e o que aprendemos neste CD é que Ernesto Nazareth beneficiou-se deste fascinante cruzamento cultural. O notável pianista norueguês Morten Gunnar Larsen, muito mais conhecido por seu trabalho jazzístico, demonstra neste CD toda sua paixão pelo compositor brasileiro, cuja obra ele conheceu em Nova Orleans nos Estados Unidos na década de 1980. Ele excuta todas as obras com um gingado de fazer inveja a muitos pianistas brasileiros. Vamos às origens da linguagem musical de Nazareth: Louis Moreau Gottshalk (1829-1869), filho de um judeu americano e de uma “creole” haitiana, compositor e pianista americano que faleceu no Rio de Janeiro (compôs a célebre Fantasia sobre o Hino Nacional Brasileiro), foi o primeiro a compor miniaturas pianísticas com ritmos latinos e africanos. O CD mostra quatro obras dele sendo que uma delas foi composta em Porto Rico e três no périplo que fez pelas américas central e do sul. Nelas podemos perceber o surgimento de uma estética que cairá como uma luva em Ernesto Nazareth.

O compositor Ernesto Nazareth

O compositor Ernesto Nazareth

A obra de Gottshalk foi apresentada ao compositor brasileiro por outro “Creole”, o professor de Nazareth, Lucien Lambert (1828–1896), pianista americano negro que viveu na então capital brasileira, e que foi grande amigo de Gottshalk. Estas conexões são impressionantes e quase que desconhecidas por aqui. Do compositor brasileiro o CD apresenta oito composições, desde o famoso Odeon até composições raramente executadas como misterioso Tango Labirinto (com originais pausas em meio às frases), a valsa Turbilhão de beijos e o maravilhoso Tango Carioca. Mas o CD vai ainda mais longe. Mostra uma bela composição do compositor cubano Ignácio Cervantes (1847-1905), também amigo de Gottshalk, e duas do também cubano Ernesto Lecuona (1895-1963). Outra obra interessantíssima do CD foi composta pelo venezuelano Lionel Belasco (1881-1967), Pequena melodia venezuelana. Belasco, como Gottshalk, era filho de um judeu e de uma mãe negra. O CD apresenta também leituras entusiasmantes de duas obras primas do argentino Astor Piazzolla (1921-1992): Retrato de Alfredo Gobbi e La muerte del angel.

O pianista Morten Gunnar Larsen

O pianista Morten Gunnar Larsen

Não só o pianista Morten Gunnar Larsen é um instrumentista excepcional, mas demonstra ter um conhecimento histórico fantástico. O texto escrito por ele que vem no encarte, em norueguês e inglês, traz informações preciosas entre as quais o fato de Nazareth ter criado padrões rímicos complexos em obras pianísticas bem antes do nascimento do “ragtime” americano. Ler esse texto é mergulhar num mundo repleto de influências, que vão desde Chopin até os ritmos africanos. Nazareth é uma figura chave na história da música brasileira. Prova disso é que Heitor Villa-Lobos dedicou a ele, em 1920, seu Choros Nº1.Conhecer a obra de Ernesto Nazareth suas origens e suas consequências, é indispensável para termos uma visão mais precisa de nossa linguagem musical. Este CD está disponível na iTunes Store por U$ 10,99. Baixando o CD vem o encarte em PDF. Recomendo fortemente.

Vídeos do pianista

Morten Gunnar Larsen executa “Brejeiro” de Ernesto Nazareth

A técnica impecável de Morten Gunnar Larsen. Ele executa Finger Breaker de Jelly Roll Morton (1885-1941), também um “creole”.

Morten Gunnar Larsen e o pianista carioca Luiz Simas executam em Oslo (Konserthus JazzKafe) Variações sobre “Tico tico no fubá” de Zequinha de Abreu

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]