• Carregando...
O compositor Glauco Velásquez
O compositor Glauco Velásquez | Foto:

Fiquei um tanto quanto revoltado ao ouvir um excelente CD com as duas Sonatas para violino e piano do compositor brasileiro Glauco Velásquez, e perceber que quem deveria promover tal gravação, a Academia Brasileira de Música, que editou o mesmo, o mantem em segredo há 5 anos. Mais um desserviço feito à nossa cultura, numa área, a música de câmera brasileira, que sofre um completo abandono dos órgãos que deveriam zelar por ela. Talvez escrevendo algo sobre esta excepcional gravação alguém resolva tirar da gaveta a tiragem que está pronta há alguns anos. Tenho certeza que, ao ouvir este CD, as pessoas vão se perguntar: como uma música tão bela é completamente desconhecida? A cópia que recebi me foi passada no Rio de Janeiro pelo irmão da violinista que atua na gravação. Posso me considerar um homem de sorte.

O compositor Glauco Velásquez

O compositor Glauco Velásquez

O autor

Glauco Velásquez foi um compositor brasileiro com uma ousadia poucas vezes vista por aqui. Sua mãe era de uma influente família carioca, mas como não era formalmente casada deu à luz ao futuro compositor em segredo em Nápoles, Itália, em 1884. Lá Glauco Velásquez permanece até os 11 anos de idade, se transferindo para o Rio em 1895. Estuda a partir de 1903 no Instituto Nacional de Música (hoje Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro) com Francisco Braga e Frederico Nascimento, este último uma espécie de “ovelha negra” da instituição pois admirava os avanços harmônicos de Wagner, Richard Strauss e César Franck. Cedo o compositor desenvolveu uma tuberculose, e veio a falecer com menos de 30 anos em 1914. A linguagem de Glauco Velásquez é totalmente alheia ao nacionalismo, e a complexidade harmônica e contrapontística dele tornam suas obras muitas vezes difíceis de serem tocadas. Ele foi o primeiro compositor brasileiro a escrever música politonal e atonal e é lamentável o fato de nunca ter recebido apoio governamental para sua formação e mesmo para a tentativa de cura de sua doença.
Suas duas sonatas para violino e piano são obras de 1908 e 1911. Lembram demais a Sonata N° 2 para violino do francês Gabriel Fauré (1845-1924), mas foram escritas bem antes da composição francesa. Harmonia inspiradíssima, e uma temática bela e inusitada, arrisco dizer que são as melhores sonatas para violino e piano escritas no Brasil na primeira metade do século. O compositor francês Darius Milhaud (1892-1974), que morou no Brasil durante a Primeira Guerra Mundial, chegou no país depois da morte de Velásquez, mas se interessou demais pela Sonata Nº 2 do brasileiro, executando-a ao violino diversas vezes.

A violinista Mariana Salles, filha do saudoso musicólogo Vicente Salles, é uma árdua defensora da divulgação da música brasileira. Já gravou a integral das Sonatas para violino e piano de Claudio Santoro e em 2010 fez uma extensa pesquisa em torno das obras de Velásquez para violino e piano. De forma muito inteligente convidou um pianista francês, o excelente camerista François Pinel, dando assim toda uma perfeita sintonia com o estilo das obras, que se aproximam muito de César Franck e de Gabriel Fauré. O resultado é de uma beleza rara. Os fraseados da violinista e a clareza do pianista se adequam de forma excepcional a estas duas obras primas. Já conhecia estas sonatas na correta interpretação de Karin Fernandes e Emmanuele Baldini, mas o trabalho de Mariana Salles e François Pinel, com um profundo trabalho de pesquisa muscológica, possui um outro tipo de profundidade.
Quem quiser adquirir este fantástico CD ao que parece tem que ir até a Academia Brasileira de Música (Rua da Lapa, 120/12º andar, Rio de Janeiro), ou tentar se comunicar através do site http://www.abmusica.org.br. Consegui saber que o CD custa R$20,00 e que a ABM envia acrescendo a taxa de envio. Existem também os telefones (21) 2292-5845 / 2221-0277 / 2242-6693. Tudo parece muito misterioso a respeito deste notável CD. O termo “em breve” é o que mais se encontra neste site.

Vídeo

Uma amostra da obra. Primeiro Movimento da Sonata N° 2 com Karin Fernandes e Emmanuele Baldini

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]