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Camila Tilling, Marc Padmore, Christian Gerhaher e Roderick Willians: Virgem Maria, Evangelista, Pilatos e Jesus. Ao fundo o tenor Topi Lehtipuu
Camila Tilling, Marc Padmore, Christian Gerhaher e Roderick Willians: Virgem Maria, Evangelista, Pilatos e Jesus. Ao fundo o tenor Topi Lehtipuu| Foto:
Simon Rattle: uma nova maneira de apresentar as Paixões de Bach

Simon Rattle: uma nova maneira de apresentar as Paixões de Bach

Johan Sebastian Bach (1685-1750), para muitos o maior compositor de todos os tempos, foi um autor extremamente versátil. Apesar de alemão dominou também como poucos a arte instrumental italiana (foi um fã ardoroso de Vivaldi) e francesa. Apesar de ter composto todos os gêneros musicais de sua época, por convicções religiosas, nunca escreveu uma ópera. Convicto luterano, escreveu mais de duzentas cantatas para serem utilizadas nos cultos de sua igreja, e nos chegou duas “Paixões”, enormes composições que descrevem o sofrimento e a morte de Jesus, que também seriam apresentadas dentro de cultos na semana santa. As “Paixões” que nos chegaram são a Segundo São João (1724) e Segundo São Mateus (1727). A segunda é a obra mais longa (mais de três horas de duração) e mais ambiciosa do autor. O uso de meios operísticos para desenvolver a narrativa, mesmo sem a utilização de recursos cênicos, foi tão óbvio que o autor recebeu sérias reprimendas da direção da Igreja de São Tomaz em Leipzig, onde as obras foram apresentadas. Tradicionalmente estas belíssimas obras são apresentadas como oratórios.

Magdalena Kožená aos pés do violinista Daniel Satbrawa: imagem marcante

Magdalena Kožená aos pés do violinista Daniel Satbrawa: imagem marcante

Berlim 2010: mudança de hábito

O encenador americano Peter Sellars e o maestro inglês Simon Rattle, atual diretor musical da Orquestra Filarmônica de Berlim, se lançaram na epopeia de encenar a Paixão Segundo São Mateus em 2010. A ideia era de utilizar o palco da Philharmonie (a sede da orquestra) sem cenários e com um mínimo de recursos. Um retângulo de madeira ora serve de mesa para a última ceia, ora serve de tumba no final. O coro (o fantástico Coro da Rádio Alemã, dirigido por Simon Halsey), cantando de memória, ficou responsável por inúmeras movimentações cênicas. Os músicos da orquestra, nas partes de solo, também atuam convincentemente de forma cênica, e atuam do meio da plateia, dialogando com os cantores mesmo fora do palco. Instrumentistas e cantores estão todos vestidos de preto. O personagem principal é o Evangelista, aquele que narra utilizando o texto sagrado, magnificamente vivido por Mark Padmore, que se revelou, além de um cantor excepcional, um ator realmente convincente. Imagens inesquecíveis: a cantora tcheca Magdalena Kožená, outra grande atriz/cantora, executa uma belíssima dança ritual, ébria de alegria, na ária “Sehet Jesus hat die Hand”. Outra cena impressionate é quando ela canta a ária “Erbarme dich” aos pés do violinista Daniel Satbrawa (spalla da orquestra). A sensação de uma “ritualização” fica exacerbada com a participação do grande cantor Thomas Quasthoff que tem o corpo deformado pelo uso de talidomida. A miséria humana é ressaltada pelo olhar do coro em direção à plateia na parte final, compartilhando a insignificância humana. Quanto à execução musical, esta é absolutamente perfeita. Apesar da Filarmônica de Berlim ser uma orquestra de instrumentos modernos, Simon Rattle, de forma bem adequada, coloca em prática os muitos anos que tem de experiência com orquestras de instrumentos antigos. Esta “Paixão” soa leve, transparente, e os instrumentistas encarregados do Baixo Contínuo são grandes especialistas no assunto. Depois da estreia em 2010 em Berlim esta encenação foi levada a diversas cidades do mundo até 2013.

Camila Tilling, Marc Padmore, Christian Gerhaher e Roderick Willians: Virgem Maria, Evangelista, Pilatos e Jesus. Ao fundo o tenor Topi Lehtipuu

Camila Tilling, Marc Padmore, Christian Gerhaher e Roderick Willians: Virgem Maria, Evangelista, Pilatos e Jesus. Ao fundo o tenor Topi Lehtipuu

A mesma dupla, Peter Sellars e Simon Rattle, se propuseram, com a mesma orquestra, o mesmo coro, e basicamente os mesmos solistas, a encenar a Paixão Segundo São João no ano passado. Na minha visão o resultado é ainda mais impressionante. Se Jesus, na encenação da Paixão segundo São Mateus era uma voz vinda de longe, ele se torna o centro do drama. Não por acaso foi escolhido para o papel um soberbo cantor que é mulato: Roderick Willians, inglês filho de uma jamaicana. Seu martírio nos leva nesta encenação a um misto de sentimentos políticos, culpa, traição e fraqueza humana. O meio soprano Magdalena Kožená, a única a usar uma roupa vermelha, deixa clara a ligação afetiva que tem com Jesus. Fica bem claro que cria-se um papel: seria Maria Madalena? O fato da cantora tcheca estar grávida (seu terceiro filho com seu marido Simon Rattle) acentua ainda mais a tragédia. Outro papel criado: o da Virgem Maria, é vivido de forma excepcional pelo soprano Camila Tilling, vestida de azul. O grande barítono Christian Gerhaher encarna as duas faces da covardia: na primeira parte vive Pedro, com suas três negativas. Na segunda parte vive Pilatos, aquele que entrega para a multidão alguém que ele sabia ser inocente. O excelente tenor finlandês Topi Lehtipuu, que já atuara nas árias de tenor em 2010, aqui, também cantando as árias de tenor, vive o personagem do “discípulo que Jesus amava”. Mark Padmore mais uma vez nos surpreende como o Evangelista. Nas duas Paixões Sellars transforma as árias não em uma reflexão, mas sim em uma ação. Na Paixão Segundo São João isto é levado à perfeição. O espetáculo flui, e aquele que pensa que conhece a Paixão Segundo João nota por nota e palavra por palavra terá muitas surpresas e revelações.

Peter Sellars

Peter Sellars

Como ter acesso?

Não é fácil termos acesso a este fantástico material. O DVD ou Blu-Ray da Paixão Segundo São Mateus só pode ser comprado no site da Filarmônica de Berlim: Este é o link:

https://shop.berliner-philharmoniker.de/rattle-sellars-matthaeus-passion.html

Para a São João este é o link:
https://shop.berliner-philharmoniker.de/rattle-sellars-johannes-passion.html

Para cada um o preço é EUR 39,90.

A São João pode ser comprada também na Amazon alemã pelo mesmo preço. Eis o link:
http://www.amazon.de/Johann-Sebstian-Johannes-Passion-Simon-Rattle/dp/B00MGNA1IA/ref=sr_1_1?s=dvd&ie=UTF8&qid=1424089164&sr=1-1&keywords=johannes+passion

Pequenas mostras: Erbarme dich. O pedido de perdão para aquele que o negou.

Geduld – Topii Lehtipuu (Tenor) Hille Perl (Viola da gamba). O pedido a Jesus de paciência frente a tantas injustiças.

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