• Carregando...
Villa-Lobos e sua inesgotável coletânea O guia prático
Villa-Lobos e sua inesgotável coletânea O guia prático| Foto:
Villa-Lobos e sua inesgotável coletânea O guia prático

Villa-Lobos e sua inesgotável coletânea O guia prático

O Guia prático em uma nova visão

O Quarteto Radamés Gnattali, especialmente através de sua fundadora, a venezuelana Carla Rincón, vem colaborando de forma decisiva para a divulgação da música brasileira. Além de uma agenda bastante intensa já são feitos notáveis do conjunto as primorosas gravações em CD e DVD que o grupo realizou, sobretudo as gravações integrais dos Quartetos de cordas de Villa-Lobos, Ricardo Tacuchian e Radamés Gnattali. No âmbito das atividades didáticas do grupo se destaca o projeto para educação musical infantil que tem o nome de “Brasil de Tuhu”. Lembrando, “Tuhu” era o apelido de infância de Heitor Villa-Lobos, nosso maior compositor, e através de oficinas desenvolvidas pelo quarteto em diversas regiões do país, uma musicalização acessível e brilhante se utiliza do “Guia prático”, monumental coleção de melodias folclóricas infantis compiladas por Villa-Lobos na década de 1930. Foi a partir daí que se pensou na gravação de um CD que, decididamente, rompe as barreiras entre a música clássica e a música popular. Junto ao Quarteto Radamés Gnattali atuam músicos, instrumentistas e cantores, famosos e excepcionais. Vale a pena citar que estes artistas, alguns deles muito conhecidos, participaram deste projeto apenas por um engajamento idealístico, nada mais. O CD apresenta 14 canções que Villa-Lobos coletou em seu “Guia Prático” em belíssimos arranjos de Leandro Braga.

Elba Ramalho, emprestando sua fama a um projeto ousado

Elba Ramalho, emprestando sua fama a um projeto ousado

Elba Ramalho, a híper conhecida cantora e atriz, interpreta “Que lindos olhos” e “Você diz que sabe tudo”. Joyce (Joyce Moreno), outra estrela da MPB, interpreta “Senhora viúva” e a lenda viva, Zeca Pagodinho, dá uma visão bem expressiva de “Nesta rua”. Ao lado destas estrelas da MPB atuam junto ao Quarteto Radamés Gnattali a pianista Maria Teresa Madeira (que gravou toda a obra de Ernesto Nazareth) na melodia “Xô! Passarinho” e o sanfoneiro Marcelo Caldi numa estonteante versão de “O castelo”. Destaco ainda as participações do francês que se tornou o mais brasileiro dos rabequistas, Nicolas Krassik, que dá um ar bem regional à melodia “Pombinha rolinha” e do saxofonista Mauro Senise que coloca toda a sua arte a serviço da melodia “Sôdade”. Enfim, o Quarteto Radamés Gnattali se cercando de “feras” dão um novo ar à coletânea de Villa-Lobos. Mas este novo ar não estaria completo se não fosse um detalhe essencial: a gravação foi realizada tecnicamente (engenharia de som, mixagem e masterização) por Ulrich Schneider, “tonmeister” de selos internacionalmente famosos como BIS e NAXOS. Portanto a qualidade técnica do CD é tão alta quanto os resultados musicais.

O Quarteto Radamés Gnattali

O Quarteto Radamés Gnattali

Brasil de Tuhu

Vale a pena conhecer os sites deste projeto didático com foco na musicalização para crianças, Brasil de Tuhu. O site principal é www.brasildetuhu.com.br mas há a possibilidade também de se acessar as ideias do projeto na página www.facebook.com/brasildetuhu . O próprio encarte do CD propõe brincadeiras lúdicas para crianças. O CD pode ser adquirido pela simbólica quantia de R$ 10,00 no site do quarteto, http://www.quartetoradames.com.br ou diretamente no email do quarteto contato@quartetoradames.com.br

Uma pequena mostra do projeto:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]