• Carregando...
YouTube para a música clássica: modo de uso
| Foto:
blogcdn.com
YouTube: também fonte de cultura

O YouTube é um site da internet que foi fundado em fevereiro de 2005. Nestes 8 anos esta ideia dos jovens Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim evoluiu bastante. No início os vídeos postados tinham uma duração bem curta, sendo que esta duração foi aumentando, até que, nos dias de hoje, o YouTube comporta óperas com mais de quatro horas de duração em apenas um link. Esta ferramenta genial é uma inesgotável fonte de pesquisas, e no caso da música clássica tem demonstrado ser um arquivo que revela algumas imagens difíceis de encontrar. A evolução técnica do YouTube acabou comportando outras novidades, além da duração dos links: muitos destes arquivos estão postados com opção de HD, um tipo de imagem de alto padrão, o que comporta um som com dois canais diferentes (estéreo).

As incríveis manipulações possíveis dos arquivos

Alguns programas gratuitos, como o Free YouTube Download ou o Free Make Video Converter possibilitam a captura de qualquer arquivo do YouTube. Existe um programa gratuito também que facilita as coisas quando um arquivo é em HD : o YOUTUBE DOWNLOADER. Estes programas baixam num formato MP4. O FreeMake Video permite baixar em AVI, o que lhe permitirá assistir em qualquer aparelho de DVD. Mas eu particularmente uso o WIN AVI ALL in One Converter que permite até mesmo fazer um arquivo do YouTube se transformar em um DVD. O Free Make Video Converter possibilita que agrupemos os arquivos divididos em partes . Iste pode ser muito útil às vezes, especialmente nos links mais antigos. Mas tenção!!! Alguns arquivos do YouTube desaparecem de um dia para o outro, principalmente por razões de direitos autorais. Há algumas semanas, por exemplo,baixei do YouTube uma gravação da ópera Carmen de Bizet em HD realizada no Covent Garden de Londres com Jonas Kaufmann e Ana Catarina Antonacci. No dia seguinte este link já tinha sido deletado. É por isso que quando um arquivo me interessa eu o capturo imediatamente. Não sabemos quando ele desaparecerá. Lembro que infelizmente diversos itens do YouTube tem um desencontro entre imagem e som. Para estes arquivos a melhor coisa algumas vezes é esquecer que eles existem.

Arquivos altamente valiosos

bbc.uk
Quartetto Italiano. Para vermos este grande grupo camerístico só através do YouTube.

Alguns arquivos, que nem tem uma qualidade de imagem excepcional e nem um som fantástico, revelam-se preciosos por sua importância histórica. É o caso de uma raríssima imagem do Quartetto Italiano executando o Quarteto “A morte e a donzela” de Schubert. Este, que em minha opinião foi o mais perfeito quarteto de cordas que eu já ouvi, não é de uma época em que se gravava um DVD. Este documento, confesso, me levou às lágrimas. Outro arquivo histórico, em preto e branco, mostra o incrível violinista David Oistrakh e o legendário pianista Sviatoslav Richter executando de forma assombrosa a Sonata Nº 1 para violino e piano de Béla Bartók. Citaria mais uma centena de arquivos deste teor, mas fico apenas com mais um: a Nona Sinfonia de Bruckner com o grande maestro alemão Eugen Jochum com a Orquestra da Rádio de Berlim. Algo realmente impressionante de ver. Outra questão que aumenta o valor de certos arquivos é que os mesmos não são encontrados em lugar algum, só no YouTube. É o caso das sete sinfonias do finlandês Jean Sibelius gravadas em vídeo (excelente filmagem aliás) pela Orquestra da Rádio Sueca regida por Esa-Pekka Salonen. É a melhor execução que já ouvi destas geniais obras. A filmagem foi feita pela televisão sueca, e nunca foi comercializada.

Óperas no YouTube

Já existem diversas óperas completas no YouTube, algumas com legendas em inglês, italiano alemão e japonês. Português… nem sonhar. Muitas das óperas de Verdi, de Wagner, de Richard Strauss, de Puccini, de Mozart, podem ser obtidas em sua forma completa. Mesmo itens não encontráveis para comprar em DVD, como a ópera Der Mond (A Lua) de Carl Orff encontramos no YouTube. Está disponível, não sei até quando, a nova montagem do Anel do Nibelungo de Wagner realizada pela Metropolitan Opera de Nova York. Não é um arquivo de alta qualidade de imagem e de som, mas vale a pena conferir a belíssima montagem.

Documentários

Esta parte também é de tirar o sono. Recomendaria pelo menos um documentário relacionado à música clássica: O documentário “O Enigma” sobre o pianista Sviatoslav Richter, filmado por Bruno Monsaingeon. Existe no YouTube com legendas em inglês e com legendas em italiano. Duas horas e meia de história!!! Uma beleza!!! Estão disponíveis com legendas em português doze dos treze episódios da excelente série “Civilização” do grande historiador inglês Kenneth Clark. O episódio de número 12, “As falácias da esperança”, tem uma das mais apropriadas colocações históricas de Beethoven.Vale a pena ser visto!!!

Alta qualidade

Existem emissoras de televisão europeias que colocam regularmente seus programas de música clássica no YouTube em High Definition (HD). É o caso da AVRO (Algemene Vereniging Radio Omroep -Associação geral de rádio transmissão) da Holanda. A qualidade do som e da imagem é algo estonteante e nestes caprichados arquivos temos algumas verdadeiras joias, e destacaria dentre estas joias alguns concertos de Maris Jansons à frente da Orquestra do Concertgebow, Frans Brüggen com a Orquestra de Câmera da Rádio Holandesa e Jaap van Zweend com a Orquestra Filarmônica da Rádio Holandesa. A AVRO tem uma página especial no YouTube, e vale a pena explorar esta fonte. Para nós brasileiros é bom lembrar que a AVRO colocou no YouTube uma belíssima versão do Concerto em lá menor de Schumann com Nelson Freire junto à Orquestra Filarmônica de Roterdã regida por Claus Peter Flor.

YouTube: uma alternativa

Como nossa televisão ignora a existência da cultura em geral, e da música clássica em particular, a saída é mesmo extrairmos arquivos que nos interessam do YouTube. Arquivos de alta qualidade artística e técnica estão aí a serviço de quem quiser. O futuro infelizmente será de soluções individuais. As soluções coletivas, especialmente num país tão carente de educação, ficam para outra hora.

Êxtase: o Quartetto Italiano em imagens!!!!

Kenneth Clark fala de Beethoven. De tirar o chapéu!!!

Algo para copiar e gravar.A arte de Nelson Freire filmada pelos holandeses.

Um dos maiores intérpretes das Sinfonias de Bruckner. Eugen Jochum rege a Nona Sinfonia.Link com mais de uma hora de duração.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]