• Carregando...
Curso de fotografia
| Foto:

A fotografia é provavelmente a mais acessível e gratificante de todas as formas de arte. Contar uma história e poder registrar faces e fatos que possam emocionar e alegrar. Imagens que tenham o poder de ensinar e promover justiça social.

divulgação Kodak
Câmera mais simples consiste somente em uma caixa com um pequeno orifício redondo de um lado.

Embora o princípio básico da fotografia permaneça o mesmo desde sua invenção a tecnologia vem cumprindo com muita competência sua função.

Todos os dias são lançados novos modelos de câmeras, que tornam cada vez mais fácil tirar uma boa fotografia.

divulgação Canon
Câmeras que eram usadas pelos fotografos e que funcionam até nos dias de hoje.

Não importa quanto de evolução
tecnológica tenha na câmera, o principal elemento da foto ainda é a maneira que o fotografo a usa – a escolha da cena, o enquadramento e quando efetuar o disparo do obturador.

A partir de agora os posts do blog Foto-síntese tem a proposta de fornecer dicas para as pessoas que tenham pouco ou nenhum conhecimento da arte. Ensinar habilidades técnicas e criativas para que se possam fazer a contento qualquer modalidade da fotografia: esportes, animais, natureza, natureza morta, arquitetura e retratos de pessoas.

Partes de uma câmera

No primeiro post vamos entender como é o funcionamento de uma câmera, para que se possa tirar o máximo proveito das funções do equipamento e criar fotografias que ultrapassem suas expectativas.

Ilustração / dv
Desenho simplifica visualmente os componentes básicos de uma câmera.

Mesmo as câmeras digitais mais sofisticadas trazem componentes óticos e mecânicos tradicionais. A câmera fotográfica está entre os equipamentos mais simples do mundo moderno.

Os principais componentes de uma câmera são padronizados, independentemente do custo ou o fato de ela utilizar um sistema de imagem digital ou filme fotográfico convencional.

Divulgação Nikon
Objetivas dão possibilidades das mais variadas distancias focais.

Objetivas – capta a luz que se reflete no objeto, convergindo cada raio de luz de modo a formar um ponto no plano focal. A imagem se inverte durante o processo.

Divulgação Fuji
Controla a quantidade de luz que atinge o filme/ sensor. funciona como o olho humano.

Abertura – como a íris do olho, a abertura pode ser mudada para alterar a quantidade de luz que atinge o filme/sensor.

Divulgação Fuji
Obturador controla o tempo que a luz vai atingir o filme /sensor.

Obturador – controla a quantidade de tempo que o filme/sensor fica exposto à luz. Geralmente ele abre por uma fração de segundo, mas há exposições que podem durar horas.

divulgação Canon
Superfície plana onde a imagem é registrada.

Plano focal – é a superfície plana onde a imagem é registrada no filme ou transformada em um sinal elétrico pro um sensor digital.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]