• Carregando...
Tiago Santana
Tiago Santana| Foto:

No Olhar traz Tiago Santana para o terceiro episódio da websérie.

Por Fabiano Ferreira

O cearense que atua desde 1989 destaca-se pelo registro das tradições culturais e festas religiosas do nordeste, em especial, a peregrinação de fiéis a Juazeiro do Norte, Ceará. Santana é o fundador da editora Tempo d’ Imagem. Teve seu trabalho publicado em revistas e livros do Brasil e exterior e é o segundo brasileiro com publicação na coleção de fotografia francesa Photo Poche.

Para Tiago Santana a fotografia ganhou um grande espaço na vida das pessoas, entretanto, é necessária uma reflexão sobre essa produção. Quais são as imagens que vão permanecer como referência no futuro? É importante questionar sobre a responsabilidade de quem produz, pensa e tem uma relação direta com a imagem, seja como profissão, ou como forma de se expressar artisticamente. “Fotografia é encontro. Essa experiência de estar com o outro, conhecer lugares e experiências de vida é tão forte que a gente tenta traduzir através da fotografia”, observa o fotógrafo..

Santana acredita que o cenário é propício para aparecer novos fotógrafos, mas é preciso um tempo para maturar um trabalho. O desafio é não cair na armadilha da ansiedade de uma resposta imediata. “A fotografia que me interessa, é aquela que não entrega tudo e que de alguma forma faz você questionar, pensar. O fotógrafo tem que dar mais margem para o outro completar. Ela não é mais sua, ela passa para o repertório do outro, que pode entendê-la de uma forma diferente”.

 

Serviço:

2.ª Temporada da Websérie Projeto No Olhar
1.º Episódio – Walter Carvalho
2º Episódio –  Simonetta Persichetti
3º Episódio –  Tiago Santana

Quando: Toda segunda-feira
Onde: youtube.com/noolhartv
www.facebook.com/noolhartv

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]