• Carregando...
O que é exposição
| Foto:

É a quantidade de luz exata necessária para registrar uma imagem em um filme fotográfico ou sensor digital. Quem regula está quantidade de luz que atinge o plano da imagem é a variação usada na abertura do diafragma da objetiva com o sincronismo da velocidade do obturador.

A abertura do diafragma regula a quantidade de luz que entra na câmera, e o obturador determina o tempo que a luz vai atingir o filme/sensor. Se a luz for demasiadamente pouca, a imagem será escura e se houver luz excessiva, ficará muito clara.

Divulgação
Com a torneira mais aberta o tempo pra encher o copo é menor.

A analogia com as torneiras acima serve para demonstrar que o filme/sensor digital (ou copo) receberá a mesma quantidade de luz (água) se cada mudança de abertura (quando a torneira é aberta) for acompanhada por uma correspondente mudança de velocidade do obturador (o tempo que se deixa a água escorrendo para o copo).

Assim fica mais fácil entender que se usamos uma abertura de diafragma maior (torneira bem aberta) o copo vai encher mais rápido e a medida que fechamos o diafragma (torneira mais fechada), vamos precisar de um espaço de tempo maior pra encher o copo.

Divulgação
Diafragma tem variações.

A exposição é aberta a interpretação. Assim como alguns fotógrafos preferem encher seus copos até a borda, outros são mais cautelosos, nem sempre é possível afirmar quando a combinação foi exposta perfeitamente.

Outro fator importante é a sensibilidade do sensor ou do filme. Nas câmeras digitais, pode-se aumentá-la ou diminuí-la. Na escala do ISO quanto maior o valor maior a sensibilidade do sensor/filme.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]