• Carregando...
O que é uma objetiva?
| Foto:

A objetiva é o olho da câmera e tem varias funções importantes na fotografia. Para quem deseja fazer fotos criativas e com qualidade técnica tem a obrigação de entender como elas funcionam para poder tirar um maior aproveitamento, juntamente com a abertura e a velocidade.

Divulgação
Funciona como o olho humano.

Foto no foco – função mais importante da objetiva é assegurar que o objeto (elemento chave) apareça nítido na fotografia.

Divulgação
Fotos nítidas são as mais aprecidas.

Ângulo de visão – outra importante função é o seu ângulo de visão, dependendo do modelo de objetiva que se esteja usando para definir quanto da cena na frente do fotografo vai aparecer na foto.

Divulgação
Entre as lentes temos variações grandes de ângulos de visão.

As objetivas se dividem em três principais categorias, de acordo com sua angulação.

Objetiva padrão – reproduz uma imagem semelhante à de um olho humano, e por isso elas tem um lugar especial na fotografia. A imagem captada com ela tem a aparência mais natural.

Divulgação
Imagem que mais se aproxima da natural.

Objetiva grande angular – tem um ângulo mais aberto e são uteis para espaços pequenos. Reproduzem uma visão relativamente normal do mundo, enquanto a objetiva- olho de peixe oferece um ângulo mais distorcido. Ideal para ambientes internos e para criação de um aumento de sensação de profundidade e distância. Em retratos de grupos de pessoas e quando se quer provocar o alongamento da realidade. Para close-ups de cabeça e ombros faz com que o nariz e outras partes do rosto fiquem maiores e distorcidos.

divulgação Canon
Imagens com ângulos mais abertos dos que os da visão humana.

Teleobjetivas – tem um ângulo de visão fechado e permite que você aumente a cena a sua frente recortando parte dela. Ideal para as fotos que você não consegue se aproximar por questões de segurança ou por falta de acesso. ângulo fechado tem um efeito evidente na perspectiva, fazendo com que diferentes planos e distancias pareçam mais próximos do que a realidade. Nos retratos quando utilizadas com grandes aberturas facilitam tirar o foco do segundo plano. Quanto mais longa a teleobjetiva mais difícil será de mantê-la firme e você pode compensar usando velocidade mais rápida de obturador.

divulgação Canon
Com teleobjetivas é aconselhavel o uso de tripé ou monopé.

Essas categorias apresentam várias subdivisões: Ultra-teleobjetivas, teleobjetivas, objetiva normal, objetiva grande angular e objetiva olho de peixe.

Ainda temos as objetivas menos utilizadas que são as objetivas espelhadas (sem controle de abertura), objetiva PC (controle de perspectiva) muito usada por fotógrafos de arquitetura, objetivas macro (para objetos muito pequenos e insetos), e ainda temos vários acessórios para as objetivas: filtros criativos, filtros polarizadores, tele-conversores, mascaras.

No próximo post vamos falar sobre controle da exposição.
albarirosa@terra.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]