• Carregando...
O sol intenso pode ser um bom elemento para a fotografia
| Foto:
Albari Rosa / Gazeta do Povo
Halo solar num dia de muito calor no Jardim Botânico em Curitiba.

O melhor horário para fotografar é bem no início da manhã ou no final da tarde. Porém, quando isso não for possível você pode transformar uma situação adversa em um elemento diferenciador na sua fotografia é uma das virtudes que um bom fotógrafo deve ter.

Felipe Rosa / Gazeta do Povo
Ciclista foi fotografada no centro de Curitiba ao meio dia teve o rosto iluminado pelo flash da câmera.

O que fazer quando é necessário fotografar debaixo do sol do meio dia ou quando a pauta do jornal é para você mostrar que é o dia mais quente do ano?
No caso de fotografia com pessoas e o sol proporcione um pouco de ângulo você pode posicionar seu modelo exatamente de costas para ele, evitando que o modelo fotografado fique com os olhos fechados, e com sombras no rosto, criando uma “luz de recorte” natural. Em algumas situações vai ser interessante você usar um flash da câmera ou um rebatedor (que pode ser um pedaço de isopor ou uma cartolina branca) para preencher a luz no rosto do fotografado.

Com o sol forte em cima das nossas cabeças, a dica principal para as fotos é sair debaixo dele. Qualquer copa de arvore, beiral de casa, poste de energia elétrica pode ajudar, evitando que os raios do sol não atinjam diretamente a objetiva, criando os temidos halos solares.
Fotografias contra o sol oferecem ao fotógrafo algumas das melhores oportunidades para criar imagens “atmosféricas e abstratas”. A imagem de marca dessa técnica é a silhueta, sob várias formas: pessoas, cidades, carros, barcos e árvores.
As silhuetas são elementos fundamentais nas fotos de contra luz. O objeto tem que ter uma forma conhecida como os exemplos já citados, para criar uma imagem informativa. O alto contraste da fotografia contra o sol é exatamente o que queremos quando desejamos criar a imagem de uma silhueta.

Henri Milléo / Gazeta do Povo
Pescador preparando a rede no amanhecer na praia de pontal do Sul, litoral do Paraná.

Tecnicamente elas são fáceis de ser executadas: O ISO sempre pode ser o mais baixo que sua câmera possuir (50 ou 100), abertura de diafragma pode ser as mais fechadas (22ft ou 16ft), que vão possibilitar grandes profundidades de campo e o obturador em velocidades altas que lhe permitirão usar teleobjetivas de longas distâncias focais sem se preocupar com as fotos tremidas.

Albari Rosa / Gazeta do Povo
Por do sol na Cidade do Cabo, Africa do Sul.

Para você que tem uma câmera compacta e poucos recursos criativos a alternativa para fotos com silhuetas com sol a pino é fazer a medição do fotômetro onde a luz é mais intensa, segurar o disparador e compor a foto como você gostaria e só então disparar. Continua valendo a regra de que a fotografia não tem uma regra geral e o conselho é fazer muitas fotos de vários ângulos e maneiras. O verão só está começando.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]