• Carregando...
Crédito: Henry Milleo/Gazeta do Povo
Crédito: Henry Milleo/Gazeta do Povo| Foto:

Para começar bem este blog no campo da produtividade móvel, nada melhor que falar dele: o onipresente, o onipotente, o onisciente… WhatsApp! Esse sim é a verdadeira unanimidade nacional, muito mais que futebol e carnaval.

Justamente por ser tão presente no dia-a-dia dos brasileiros, seu uso exagerado e descontrolado colocou a vida de muita gente de pernas para o ar. E os responsáveis por isso são os famigerados grupos. Se vampiros fogem de alho, eu fujo de grupos. Tem gente que entra em todos que aparecem, como se não houvesse amanhã. E diante da inundação diária de mensagens, a única saída é colocá-los no modo silencioso.

Adianta? Não, piora.

Porque ali você tem os grupos da família, dos amigos do futebol, do trabalho, da faculdade… e como se não bastasse tanta coisa para administrar, a galera da faculdade e do trabalho fragmenta o grupo em 2: um para as coisas “sérias” e outro para conversa fiada! No fluxo diário é tanta informação (que você não sabe se é importante ou não) que você se sente obrigado a olhar para o celular de tempo em tempo. Sim, pode ser que venha só um novo meme, mas também pode ser que o chefe apareça pedindo aquele documento para ontem. E também pode ser apenas sua mãe dando bronca por ter deixado a janela aberta antes de sair!

Sua produtividade vai para o espaço, o dia não rende, você se estressa com supérfluos e ainda fica sem bateria logo depois do almoço. Identificou-se? Então vamos colocar um pouco de ordem nas coisas e usar a tecnologia móvel a seu favor.

1) Use 2 contas de WhatsApp

Esta dica é exclusivamente para quem possui aparelhos Android. Donos de aparelhos da linha Lenovo Vibe possuem nativamente a função de ter 2 áreas de trabalho separadas. Assim, é possível usar 2 contas de WhatsApp. A Samsung também possui essa função, basta ativar a ferramenta My Knox nos aparelhos suportados. Infelizmente os modelos 2017 não a suportam mais, e semana passada a empresa anunciou sua descontinuidade.

A melhor solução é usar apps de terceiros que virtualizam ambientes, como o Parallel Space. Com ele é possível “duplicar” uma infinidade de aplicativos além do WhatsApp. Eu uso para gerenciar as 2 contas que tenho na Amazon para ebooks, das lojas brasileira e americana.

Você também poderá usar 2 Facebooks, 2 Dropboxes, 2 Skypes e muito mais. E nem precisa ter aparelho com 2 chips, basta que você confirme a conta pelo o número de telefone num outro aparelho qualquer, que ambas funcionarão no dispositivo original!

2) Trabalhe de forma inteligente: use os recursos de chat dos aplicativos de tarefas, projetos e notas

Essa é uma dica que ouro que tenho usando muito quando vou dar consultoria para profissionais. Não importa o tamanho da empresa: o WhatsApp está presente em todos os setores. A ponto de se tornar uma dor de cabeça. Todo mundo, desde o diretor até o estágiário passam o dia no “zapzap”. E para deixar todos enlouquecidos, as mensagens realmente importantes passam batido.

Há ferramentas muito melhores voltadas para equipes, como Slack, Asana, e outros. Eu uso e recomendo um gerenciador de tarefas bastante simples e intuitivo, o Todoist. Com ele é super fácil montar listas de tarefas e projetos e delegá-las a outras pessoas. Cada tarefa possui uma seção de comentários, que é colaborativa:

Clique na imagem para ampliar. 

Work Chat do aplicativo de notas Evernote. Uso o Evernote há quase uma década e o Work Chat é uma das funções que mais prezo no serviço. Com ele, compartilho facilmente anotações, PDFs, fotos e documentos com outras pessoas, dentro do ambiente do próprio aplicativo, que funciona também como um chat:

Clique na imagem para ampliar. 

A vantagem de usar as ferramentas de chat desses gerenciadores de projetos é que todos ficam muito mais focados no que realmente importa. Com sons de notificação diferentes do WhatsApp, você imediatamente sabe que algo importante chegou. E todas essas ferramentas costumam ter versões tanto para iPhone quanto Android.

3) Outros aplicativos de chats

Por fim, uma ideia bem simples: que tal uma nova ferramenta de chat? Opções não faltam: Telegram, Line, WeChat, Viber… cada uma com sua própria peculiaridade. A mais completa delas é o Telegram, com recursos de grupos, bots e canais de distribuição de conteúdos. Sou uma grande fã do Telegram, onde tenho um canal e é onde mais gosto de receber sugestões de pautas e dúvidas dos leitores, pois com poucos toques eu as automatizo para minha pasta ” Leitores”  dentro do Evernote, agilizando muito meu trabalho.

Há ainda ferramentas não tão conhecidas mas com recursos de privacidade que podem ser interessantes para muita gente. Um exemplo é o Confide, que some com as mensagens depois de lidas e por isso mesmo tem aparecido bastante nas investigações de corrupção…

E vocês? Que ferramentas de comunicação gostam de usar na vida pessoal e profissional e por que? Compartilhe suas dicas!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]