• Carregando...
1 mês com o Galaxy S8 (parte II)
| Foto:

Esta é a segunda parte da minha análise do Galaxy S8. Se você não leu a primeira, clique aqui. Nesta continuação, falarei um pouco mais sobre desempenho, bluetooth e software.

O Galaxy S8 vem com o a versão 7.0 do Android (Nougat) com a customização TouchWiz da Samsung, que, para alívio dos críticos, a cada nova geração tem vindo mais limpa. Em 1 mês de uso, não houve engasgos, a alternância entre apps foi sempre veloz e não comprometida mesmo quando havia um caminhão deles abertos. Ainda assim, sinto um certo receio com os 4 GB de RAM — um aparelho deste nível deveria vir com pelo menos 6 ou até 8 GB, não acham? Como será que ele reagirá às futuras atualizações de sistema?

Uma coisa que eu ADOREI: pude escolher, no momento da configuração inicial do aparelho, quais aplicações nativas da Samsung eu gostaria, o que garante que o espaço disponível do aparelho (64 GB, menos os imensos 10 GB do sistema!) fique disponível somente para o que você realmente quer. Eu escolhi algumas e recomendo fortemente 3 delas a todos vocês: a Pasta Segura, o navegador Internet e a Manutenção do Aparelho (que está escondida em Configurações -> Manutenção do Aparelho, mas você pode pedir para colocar um atalho na tela inicial).

O navegador Internet muitas vezes fica em segundo plano graças à fama do Chrome, mas não o ignore. Ele é uma preciosidade. Permite o uso de plug-ins como bloqueadores de anúncios, tem função pop-up para vídeos e cadastra logins de sites para autenticação com a digital, entre outras funções.

A Pasta Segura tem ares de novidade, mas nada mais é que o My Knox revigorado. Com um nome mais amigável, a Samsung espera que mais pessoas passem a usá-lo. Ele cria uma área segura para você salvar fotos, documentos e aplicativos, que serão duplicados. O acesso é somente mediante sua senha, face, digital ou íris. Uma ótima solução para quem quer, por exemplo, usar 2 WhatsApps, 2 Kindles, 2 Dropboxes e assim por diante, além de impedir que bisbilhoteiros acessem sua galeria e pastas. Um detalhe não muito agradável: a Pasta Segura estará disponível para todos os aparelhos Samsung com o Android 7.0, e quem tem o My Knox nos aparelhos com sistemas anteriores ficará sem o serviço, já que será descontinuado. Uma tremenda bola fora, na minha opinião. Muitos usuários estão zangados e com razão.

Já o assistente Bixby é uma aposta completamente nova da fabricante. Mistura de Siri com Google Now, promete dar notíciais, dicas locais, fazer buscas e até procurar por produtos na web a partir da câmera, o Bixby Vision, via realidade aumentada. Uma pena que comigo o Bixby funcionou de maneira bem limitada, e o motivo é a falta de suporte ao nosso idioma. Não há o que fazer; então, não se animem muito.

Quanto ao DeX, como estou sem computador e acessórios, ainda não testei. Mas pretendo.

Não são exatamente novidades o  display “always-on”, filtro de luz azul e as notificações Edge, mas estão entre minhas ferramentas favoritas no TouchWiz. O “aLways-on” dá ma certa agonia no começo para quem não está habituado; você tem a sensação que a bateria está drenando. Mas logo sae acostuma e se começa a gostar, ainda mais quando você está ouvindo música e tem sempre ali na tela o nome, álbum e artista para consultar com apenas uma olhadela.

Sobre áudio, duas observações importantes: primeiro, o fone AKG que a acompanha o produto é uma evolução na qualidade do som em relação aos fones que tradicionalmente acompanham os dispositivos Samsung. O fio é forrado por tecido, o que evita os indesejáveis emaranhados. Contudo, achei um pouco desconfortável na minha orelha, que é pequena, mesmo com o par menor de silicones. Mas creio que a maioria dos donos de S8 ficarão muito contentes com o fone: boa qualidade de som, botões responsivos, acabamento premium. Ah, como é bom um conector de fone de ouvido tradicional, não é mesmo?

Segundo, é bom ressaltar que o S8 vem com a versão 5.0 do bluetooth, que trouxze notável melhoria no uso geral: o pareamento com as caixinhas de som que costumo usar em casa mostrou que o alcance aumentou e o consumo de energia melhorou. Consegui usar o S8 com um teclado externo bluetooth e, ao mesmo tempo, o som tocava nas caixinhas no piso superior da casa, sem engasgos ou interrupções como acontecia com todos os smarts que já passaram lá em casa.

Câmera

Para fechar o review, preciso dizer que a câmera continua arrasando da família S. Fotos rápidas, nítidas, com boa fidelidade de cores. No S8, foram adicionadas aquelas bobagens de stickers, novos filtros e efeitos, mas há muito mais por trás disso e as imagens obtidas foram sempre boas. Pessoalmente, destaco as fotos feitas com pouca luz, apesar das lentes e da abertura de f1/7 ser a mesma do S7.

Algumas fotos feitas pelo S8:

Ambiente externo:

Ambiente interno:

Pouca luz; na sala havia bem pouca luz MESMO:

Autofoco para texto / scan:

 Este foi apenas um aperitivo de fotos… Postarei mais imagens obtidas com o S8 em breve, em um “duelo de câmeras” com o Zenfone 3 Zoom! Aguardem!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]