• Carregando...
Novo Samsung A8: intermediário ou premium?
| Foto:

A Samsung não esperou o carnaval para começar a rodada de lançamentos do ano. Essa semana foi anunciada no país uma atualização da linha A, já com o visual que permeará toda a linha de smartphones da coreana em 2018.

Olhando de perto, os modelos A8 e A8+ lembram muito os topos de linha das séries S e Note. As telas grandes, com alta resolução e bordas infinitas (5.6″ e 6″ respectivamente) saíram pela primeira vez dos modelos premium e deverão habitar, aos poucos, todos os intermediários da empresa.

Porém, nos novos A, não há o encurvamento Edge — no software, os painéis Edge são ausentes. Nota-se, porém, a aguardada mudança na posição da leitora de digitais na traseira do produto — algo que deverá estar presente nos topos de linha a serem anunciados nos próximos meses. Até que enfim…

O jeitão de smartphone premium se desfaz ao pegar o produto em mãos. Ele é bem mais leve que os irmãos S8 e Note8, anunciando que seu miolo é totalmente diferente. Com efeito, a linha A8 é equipada com processador Exynos 7885, 4GB de RAM, 64 GB de armazenamento, e dual SIM com cartão de memória — itens que o colocariam no range de um intermediário, e não topo de linha. As baterias são de 3000 e 3500 mAh, respectivamente para o A8 e o A8+. De softwares, o Dual Messenger (que uso e gosto bastante), a Pasta Segura e o Samsung Pay são os mais interessantes.

A câmera não costuma decepcionar nos Samsungs da série A, ao contrário do J, mas ao conversar com os executivos na coletiva, foi destacada uma sensível melhoria na estabilização — que era precária nos antecessores. De resto, os novos aparelhos ganharam melhorias que deverão agradar bastante o consumidor — principalmente o fã de selfies, graças à câmera frontal dupla o famoso fundo desfocado.

O grande problema é mesmo o preço. Por R$ 2.400 e 2.700, o consumidor ficará confuso sobre a categoria a qual o dispositivo pertence. O Exynos corresponde a um Snapdragon da série 600, então, ele é de fato um intermediário com visual premium. Já venho anunciando desde o ano passado que o padrão de preços dos dispositivos móveis sofreu mudanças. Aqui no Brasil os sustos deverão ser outra vez recorrentes ao longo do ano. Não há mais Lei do Bem e componentes inovadores como o display infinito ainda não tem escala suficiente para barateamento e consequente popularização.

Os aparelhos A8 e A8+ estão disponíveis nas cores preta, prata e ametista – esta um tipo de prata com um ligeiro efeito azulado sob a luz.

Samsung Pay

Na coletiva também foi anunciada a adesão do Samsung Pay a mais 8 bancos e 60 cartões, inclusive os de alimentação, restaurante e cultura da Ticket — uma demanda antiga dos usuários, já que a compatibilidade de cartões com o sistema de pagamento móvel da empresa sempre foi considerada restrita demais. Quando houver mais detalhes, falarei mais detalhadamente disso, até porque estou avaliando vários dispositivos de mobile payment também.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]