• Carregando...
Email, calendário, tarefas: apps “tudo em um” para 2018
| Foto:

Sou adepta dos organizadores pessoais do tipo “tudo-em-um” desde os tempos do Palm e do Windows Mobile. Isso significa que, em um único ambiente, você vê e gerencia seu calendário, suas tarefas, suas anotações e seus contatos, eventualmente adicionando ainda os emails, como fez o Outlook depois. Passei por várias soluções desde 2001.

Entrando agora numa abordagem para 2018, é importante frisar que você pode ter sua solução de calendário, tarefas e notas em serviços diferentes ou não, desde que mantenha um sincronismo em nuvem para não perder nada. Você pode usar aplicativos diferentes para cada um deles em seu smartphone e também instalar um app do tipo “tudo-em-um” para facilitar a visualização.

Falarei um pouco sobre minha solução atual, mas também darei dicas para inciantes e usuários avançados, recomendando aplicativos que funcionam bem mesmo em aparelhos mais simples. Aliás, isso é mandatório: aplicativos pesados podem deixá-lo na mão justamente quando você mais precisa, naquela correria diária, administrando suas demandas. Opte sempre pelos mais leves e práticos, mesmo se você tem um smartphone que é um foguete. Ao longo dos anos eu sempre citei vários outros bons apps além dos deste post, mas infelizmente eles ou foram descontinuados ou se tornaram trambolhos pouco funcionais.

Pocket Informant (iOS, Android, Mac)

Leitores mais antigos sabem o quanto curti o Pocket Informant. Ele é o “verdadeiro tudo-em-um”, suportando calendário, contatos, notas e tarefas. Outras opções disponíveis não agregam mais estas 4 aplicações ao mesmo tempo. Aparentemente a versão Android foi meio abandonada, pois recebe atualizações mínimas esporádicas e o visual está completamente defasado. Para piorar, não funciona bem em aparelhos mais simples e com telas menores. Contudo, se você usa iPhone, vai gostar do visual dentro da identidade do iOS 11. Recomendo que antes você baixe a versão gratuita para ver se é o seu estilo e se vale a pena investir numa conta Premium.

Newton (iOS e Android)

Já falei do Newton aqui algumas vezes e da minha resistência quando ainda era CloudMagic e se tornou uma solução paga. Administro múltiplas contas de email: 1 pessoal, 2 profissionais, 1 de estudante e 1 para cadastros online e lojas. O mais bacana do Newton é, a partir de um único login e senha, ter acesso a tudo e ainda usar automatizadores que transformam meu correio em listas de tarefas ou de pautas, exportando o que quero para o Todoist, Evernote ou Pocket. Funciona maravilhosamente bem no iOS, no Android e no computador, aliás, é um primor de design e eficiência, valendo cada centavo dos R$ 50 pagos anualmente.

É meu software de escolha, apesar de não ser um verdadeiro tudo-em-um. Ele só tem e-mail e calendário, que funciona com qualquer serviço em nuvem integrado ao seu email (iCloud, GCalendar, Exchange, Outlook etc.).

Essa integração é recente e vem ganhando cada vez mais atenção por parte dos desenvolvedores. A versão para iOS ganhou uma recente turbinada do visual e até um app em separado, mas mantendo a integração original. Pelo jeito, o caminho do Newton é evoluir para se tornar um organizador mais completo. Se continuar com a qualidade atual, continuarei usuária e fã.

Samsung Focus (Somente em Samsung)

Tem dispositivo Samsung? Então vale a pena conhecer o Focus, que é totalmente gratuito. Ele pega o seu calendário, suas tarefas, contatos, notas e emails já configurados no aparelho e coloca tudo em um ambiente clean e poderoso, inclusive automatizando emails como tarefas e compromissos.

A organização é por cards, onde você customiza o que deseja ver ou não, podendo ainda definir nos emails remetentes prioritários e palavras-chave para focar no que é mais importante. Tudo é salvo na sua conta em nuvem da Samsung, portanto, além de backup você pode acessar suas coisas a partir de qualquer outro dispositivo. Como usuária de Galaxy Note, só gostaria que o Samsung Notes também fosse integrado, mas aparentemente ele não suporta caneta e guarda as notas criadas no Focus em outro lugar. Esse app foi uma ótima surpresa e me agradou muito, tanto que acredito que a Samsung deveria disponibilizar a outros usuários de Android.

Outlook (iOS e Android)

Já o mencionei no post sobre apps de calendário, então não há muito o que acrescentar. Tem visual semelhante naa versões iOS e Android. Gosto muito da possibilidade de ver, dentro do calendário, os lembretes salvos no Evernote com data e hora.

Também gosto da organização das múltiplas contas de email com caixa unificada e da integração com discos virtuais e aplicativos de tarefas de terceiros, embora ache que a Microsoft deveria vincular tudo à um único login para facilitar a vida dos usuários.

Mas seu grande problema é a falta de um gerenciador de tarefas. Por enquanto, ele só permite visualizá-las, puxando-as a partir do Wunderlist, que é um serviço comprado pela própria Microsoft há algum tempo. Por que não poder adicioná-las, editá-las ou excluí-las? Mesmo assim, é um excelente app numa interface eficiente, funcionando surpreendentemente bem em Androids e iPhones mais antigos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]